• sex. jul 12th, 2024

PMB NOTÍCIAS

Tudo que você precisa saber, agora ao seu alcance.

Desenhos da era do gelo descobertos na Amazônia

Uma “tela” de 13 quilômetros descoberta na Floresta Amazônica. Ele contém desenhos da era do gelo de animais extintos há muito tempo.

Mastodontes, preguiças gigantes e outras feras extintas foi descoberta na floresta amazônica.

A arte deslumbrante, desenhada com ocre – um pigmento vermelho freqüentemente usado como tinta no mundo antigo – abrange quase 13 quilômetros de rocha nas colinas acima de três abrigos de rocha na Amazônia colombiana, um novo estudo descobriu.

“Essas imagens realmente são incríveis, produzidas pelos primeiros povos a viverem no oeste da Amazônia”, disse em um comunicado o co-pesquisador Mark Robinson, arqueólogo da Universidade de Exeter, que analisou a arte rupestre ao lado de cientistas colombianos.

Os indígenas provavelmente começaram a pintar essas imagens no sítio arqueológico de Serranía La Lindosa, no extremo norte da Amazônia colombiana, no final da última era glacial, cerca de 12.600 a 11.800 anos atrás. Durante esse tempo, “a Amazônia ainda estava se transformando na floresta tropical que conhecemos hoje”, disse Robinson. O aumento das temperaturas mudou a Amazônia de uma paisagem de retalhos de savanas, arbustos espinhosos e floresta para a frondosa floresta tropical de hoje.

Os milhares de pinturas da era do gelo incluem impressões de mãos, desenhos geométricos e uma grande variedade de animais, desde os “pequenos” – como veados, antas, crocodilos, morcegos, macacos, tartarugas, serpentes e porcos-espinhos – até os “grandes”, incluindo camelídeos, cavalos e mamíferos com cascos de três dedos e trombas. Outras figuras retratam humanos, cenas de caça e imagens de pessoas interagindo com plantas, árvores e criaturas da savana. E, embora também haja arte rupestre de animais da era do gelo no Brasil Central, as novas descobertas são mais detalhadas e lançam luz sobre a aparência dessas espécies agora extintas, disseram os pesquisadores.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=627354219031964&set=gm.1353899288751266&idorvanity=431499180991286

By SANTANA

Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário

Verified by MonsterInsights