4 de agosto de 2021

PMB Notícias

Santana Jornalista

Cresce o número de pedidos de impeachment de ministros do STF

O número de pedidos de impeachment de ministros do STF atingiu em 2019 um patamar recorde.

Segundo levantamento do Estado, o presidente do Supremo, Dias Toffoli, é o mais visado.

Metade dos pedidos protocolados neste ano é para que ele perca o cargo de ministro da Corte.

Foco das manifestações de ruas no domingo passado, Gilmar Mendes vem logo atrás, com cinco, o mesmo número de Alexandre de Moraes.

Pressão

Os atos do último domingo aumentaram a pressão da chamada bancada lavajatista para que Alcolumbre dê andamento aos pedidos de afastamento contra Gilmar.

“Se o Senado continuar se omitindo nos pedidos de impeachment, o próximo alvo somos nós, legitimamente. A culpa, na verdade, é nossa”, afirmou o senador Eduardo Girão (Pode-CE).

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Simone Tebet (MDB-MS), porém, alerta para a possibilidade de se criar um clima de instabilidade no País caso o Senado ceda à pressão.  “Se abre um (processo de impeachment), seremos obrados a abrir oito ou nove”, disse a parlamentar.

A legislação determina que o afastamento deve ser decidido se houver crime de responsabilidade.fontes: Daniel Weterman, Breno Pires e Rafael Moraes Moura, O Estado de S.Paulo

http://mspontocom.com.br/site/cresce-o-numero-de-pedidos-de-impeachment-de-ministros-do-stf/?fbclid=IwAR2wHSV0t7l__fh9il9d7nO3V3F7GmfjYOBFhx2cy-UScBP95xVMR47awGs