• qua. dez 4th, 2024

PMB NOTÍCIAS

Tudo que você precisa saber, agora ao seu alcance.

A simbologia espiritual profunda do Domingo de Ramos

A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que o aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”.

“E aconteceu que, chegando perto de Betfagé, e de Betânia, ao monte chamado das Oliveiras, mandou dois dos seus discípulos,
Dizendo: Ide à aldeia que está defronte, e aí, ao entrar, achareis preso um jumentinho em que nenhum homem ainda montou; soltai-o e trazei-o.
E, se alguém vos perguntar: Por que o soltais? assim lhe direis: Porque o Senhor o há de mister.
E, indo os que haviam sido mandados, acharam como lhes dissera.
E, quando soltaram o jumentinho, seus donos lhes disseram: Por que soltais o jumentinho?
E eles responderam: O Senhor o há de mister.
E trouxeram-no a Jesus; e, lançando sobre o jumentinho as suas vestes, puseram Jesus em cima.
E, indo ele, estendiam no caminho as suas vestes.
E, quando já chegava perto da descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a dar louvores a Deus em alta voz, por todas as maravilhas que tinham visto,
Dizendo: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas.”
Lucas 19:29-38

Esse povo, há poucos dias, tinha visto Jesus ressuscitar Lázaro de Betânia e estava maravilhado, pois tinha a certeza de que esse era o Messias anunciado pelos profetas, mas, esse mesmo povo tinha se enganado com tipo de Messias que Cristo era. Pensava que, fosse um Messias político, libertador social, que fosse arrancar Israel das garras de Roma e devolver-lhe o apogeu dos tempos de Salomão.

Mas o contraponto é estarrecedor.

Enquanto os reis desfilavam em carruagens douradas puxadas por poderoso cavalos, seguidos de exércitos numerosos, o Rei dos reis veio montado num filhote de jumento… signo da sua humildade, e mais uma vez, ensinando ao mundo que o seu Reino não era desse mundo.

Ele era chamado de Rei que vem em Nome do Senhor, e no entanto, não tinha carruagens e nem exércitos atrás de si. Apenas montava um jumentinho.
Em hebraico, ChMR ou ChMUR, significa jumento.

E os anagramas desta palavra são fabulosos no sentido de estender os significados envolvidos:

By

Deixe um comentário

Verified by MonsterInsights