• qua. abr 24th, 2024

PMB NOTÍCIAS

Tudo que você precisa saber, agora ao seu alcance.

UAC da Rússia diz que o primeiro caça Su-75 Checkmate voará em 2024

Por Redação Forças de Defesa

Yury Slyusar observou que foram feitas mudanças no projeto Checkmate e o cronograma do voo de estreia do caça foi alterado

A United Aircraft Corporation (parte da corporação de tecnologia estatal Rostec) pretende construir quatro protótipos do caça leve monomotor Su-75 Checkmate de última geração, disse o CEO da empresa Yury Slyusar à TASS, no fórum técnico-militar internacional Army 2022, em 16 de agosto.

“Usamos tecnologias avançadas de supercomputadores no projeto Checkmate, o que nos permite reduzir substancialmente o prazo de construção do protótipo e iniciar os testes de voo já em 2024. Agora foram lançados os preparativos para a produção de dois protótipos. planejamos construir quatro protótipos”, disse o executivo-chefe.

O mais recente caça monomotor doméstico Checkmate projetado pela Sukhoi Aircraft Company (parte da United Aircraft Corporation) foi apresentado no show aéreo internacional MAKS 2021, que aconteceu na cidade suburbana de Zhukovsky, nos arredores de Moscou. A apresentação do caça no exterior foi realizada no Dubai Airshow 2021, nos Emirados Árabes Unidos. O novo avião é um derivado do caça Su-57 de quinta geração.

Clientes estrangeiros descreveram seus requisitos para o caça Su-75 Checkmate, após o que foi realizado o trabalho para otimizar a aeronave, disse Slyusar.

“Ao longo do tempo desde a apresentação do projeto no show aéreo MAKS 2021, foi organizado um trabalho para obter um feedback de clientes em potencial. Além dos requisitos adicionais dos clientes, foi realizado um trabalho para otimizar o custo e analisar algumas soluções técnicas, que tornou possível aumentar substancialmente a vantagem competitiva e a atratividade comercial e reduzir os riscos técnicos na criação do avião monomotor doméstico”, disse o executivo-chefe.

Mudanças foram feitas no projeto Checkmate e o cronograma do voo de estreia do caça foi alterado. A United Aircraft Corporation pretende lançar os testes do caça em 2024, disse ele.

Su-75 e Su-57

O Su-75 está sendo desenvolvido principalmente como um avião de exportação. O projeto está atualmente em fase de preparação para a produção dos primeiros protótipos. O avião é baseado no princípio modular com algumas soluções opcionais, o que permite utilizar as melhores tecnologias de 5ª geração, explicou o presidente-executivo.

O trabalho na versão não tripulada do Checkmate prosseguirá simultaneamente com a criação do caça monoposto, disse Slyusar.

“O trabalho na versão não tripulada do Checkmate está em andamento desde os estágios iniciais do projeto. A versão não tripulada pode ser criada junto do avião monoposto da versão tripulada”, disse ele.

O Su-75 Checkmate poderá ter uma versão não-tripulada

Mesmo a aeronave de assento único de linha de base incorpora soluções técnicas que ajudarão a reduzir o prazo de desenvolvimento da versão não tripulada, disse Slyusar.

O novo caça monomotor Checkmate é baseado em tecnologia furtiva e é equipado com um compartimento interno para armamentos ar-ar e ar-superfície. O caça transportará uma carga útil de mais de 7 toneladas e será capaz de atingir até seis alvos por vez.

O caça Checkmate será capaz de voar a Mach 1,8 (1,8 vezes a velocidade do som) e terá um alcance operacional de 3.000 km. A aeronave será equipada com um motor altamente eficiente.

Espera-se que o mais recente caça de ponta da Rússia possa competir com o F-35A Lightning II dos EUA e o JAS 39 Gripen da Suécia. O Checkmate incorpora os sistemas mais recentes, incluindo sua configuração de arquitetura aberta para atender aos requisitos do cliente e tecnologias exclusivas de inteligência artificial.

O fórum técnico militar internacional Army 2022, organizado pelo Ministério da Defesa da Rússia, acontece de 15 a 21 de agosto nas instalações do Patriot Park, perto de Moscou, no campo de prática de Alabino e no aeródromo de Kubinka, e também em todos os distritos militares da Rússia e no Frota do Norte, em mais de 30 regiões russas.

FONTE: TASS

By SANTANA

Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário

Verified by MonsterInsights