• 13 de agosto de 2022 21:58

Santo André realiza ação integrada de combate à criminalidade

Cerca de 100 viaturas, somando Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal, estão nas ruas em operação conjunta


Santo André, 7 de abril de 2022 – Unindo forças em uma operação conjunta contra o crime, a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil se reuniram nesta quinta-feira (7) na Praça da Cidadania, no Jardim Santo André, deflagrando uma nova ação integrada. Cerca de 200 profissionais, 100 viaturas, além de drones e um helicóptero, estão averiguando os mais diferentes bairros da cidade com foco em intensificar rondas, bloqueios e abordagens em uma ação ostensiva na redução dos índices de criminalidade, melhorando a sensação de segurança aos andreenses.
“Esta simbiose entre a polícia e a guarda é fundamental para continuarmos nesta batalha diante dos criminosos. Estamos sempre procurando novos meios para que possamos evoluir, melhorando estas ações e trazendo segurança para os andreenses. Esta nova operação visa diminuir a criminalidade e punir os bandidos”, disse o prefeito Paulo Serra.
Para colaborar na trajetória de queda destes índices, essencialmente aos que atentam à vida, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, destaca a estrutura de viaturas, motos e bases móveis, além dos GCMs, nas ações realizadas.
A ação ostensiva vai percorrer os bairros e os principais eixos comerciais e de ligação da cidade com áreas no limite com outros municípios, realizando o trabalho com os bloqueios policiais, averiguações de motos e automóveis de passeio, além do combate ao tráfico de drogas. Todas as operações que são realizadas na cidade levam em conta uma criteriosa análise através de reuniões periódicas das forças policiais no Centro de Operações Integradas (COI).
Desde a criação do COI, em junho de 2019, mais de 7 mil ocorrências foram atendidas, desde lesões corporais, furtos, roubos, acidentes, averiguações, entre outras ações. Mais de 200 processos e ofícios foram respondidos aos munícipes, policiais e membros do Poder Judiciário, com imagens oriundas do trabalho do COI.
Pacote anunciado neste ano pela Prefeitura prevê aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar em 30%, com investimento de R$ 5 milhões nas Operações Delegadas. Também está prevista a instalação de 500 novas câmeras pela cidade, aquisição de drones para auxiliar no monitoramento dos bairros e criação de um projeto de lei que oficializa o programa Vizinhança Solidária, incorporando ações da Prefeitura, e incluindo ainda a Associação de Amigos da Polícia Militar e os tutores do programa ao Conselho Municipal da Segurança.
| Texto: Guilherme Menezes| Foto: Angelo Baima/PSA

http://amigosdaguardacivil.blogspot.com/2022/04/santo-andre-realiza-acao-integrada-de.html

SANTANA

SANTANA - Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário