• 6 de fevereiro de 2023 13:12

PMB Notícias

Notícias do Brasil e do mundo

Um grupo de cientistas de universidades dos Estados Unidos e da Itália anunciou a descoberta de um até então desconhecido quasicristal ocorrendo naturalmente na Terra. O estranho material foi formado em 2021 no Parque Nacional SandHills, em Nebraska, nos EUA, quando um raio atingiu uma linha de alta tensão e um dos cabos caiu no chão, fazendo com que alguns grãos de areia derretessem.

Origem extraterrestre

Os quasicristais naturais descobertos até hoje têm origem extraterrestre, tendo sido encontrados em meteoritos. Os casos de ocorrência em nosso planeta são raros e foram identificados apenas em regiões onde foram feitos testes de bombas nucleares. Isso porque a combinação de alta temperatura e pressão gerada nesses experimentos acabou resultando na formação desses materiais.  

Observando sob um microscópio eletrônico o quasicristal descoberto em Nebraska, os pesquisadores encontraram fragmentos de vidro de dióxido de silício em sua composição. Eles deduziram assim que as temperaturas dentro da duna de areia que recebeu a descarga devem ter atingido pelo menos 1.710° C. 

Luca Bindi, principal cientista do estudo e professor de Mineralogia no Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Florença, explica que “Quasicristais são materiais nos quais os átomos estão dispostos como um mosaico, em padrões regulares, mas que nunca se repetem da mesma forma, ao contrário do que acontece nos cristais comuns”, e afirma que essa descoberta é muito importante, já que o quasicristal tinha uma composição nunca antes vista.

https://history.uol.com.br/ciencia-e-tecnologia/raio-atinge-cabo-de-alta-tensao-e-cria-por-acidente-um-material-que-nao-existe?fbclid=IwAR2XcWn4ZyOM5AH_lD35kBE7aKs3qgJJZB9SrrE3EMlQ-ieHzRVDuDuuzqM

SANTANA

SANTANA - Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário