• qui. mar 28th, 2024

Quais São os Benefícios da Castanha da Índia?

A castanha da índia (Aesculus hippocastanum) é uma planta medicinal usada tradicionalmente para problemas circulatórios. Por isso, ela é basta indicada para tratar varizes, hemorroidas e alguns tipos de inflamação.

Curiosidade: apesar de receber o nome de castanheira da índia, a árvore que pode chegar a mais de 25 metros de altura não é originária da Índia, mas sim de países do sudeste da Europa, na região dos balcãs. O nome se refere a uma confusão, pois durante muito tempo acreditou-se que origem da planta era indiana.

De acordo com o artigo Qualidade de produtos a base de plantas medicinais comercializados noBrasil:

Aesculus hippocastanum L., conhecida popularmente como castanha-da-índia, pertence à família Hippocastanaceae. […] As partes usadas para fins medicinais são as sementes que devem estar secas e maduras, as quais contêm escina (mistura natural de saponinas triterpênicas) que é o princípio ativo da espécie. A este componente químico são atribuídas propriedades anti-edema, antiinflamatórias e venotônicas, sendo a sua maior indicação clínica para o tratamento da insuficiência venosa crônica, todas suportadas por investigações experimentais.

Como podemos notar, alguns dos benefícios atribuídos à castanha da índia são atestados por experimentos científicos, sobretudo em relação à circulação sanguínea. Além disso, as sementes da castanheira também possuem ação antiinflamatória e, por isso, ela pode ser usada no tratamento de algumas doenças causadas por inflamações.

Na fitoterapia, a castanha da índia é indicada para:

  • tratar hemorroidas;
  • melhorar a circulação sanguínea;
  • combater as flebites (inflamações nas veias);
  • aliviar o reumatismo;
  • prevenir a formação de varizes;
  • atenuar inflamações e doenças de pele.

A semente também é bastante comum no universo da cosmética, servindo de ingredientes para cremes, géis, shampoos e outros produtos que servem para:

  • acabar com as celulites;
  • prevenir a queda de cabelo;
  • atenuar vasinhos e pequenas varizes.

No mercado, podemos encontrar ainda a castanha da índia em pó ou em cápsulas, o que facilita a utilização. No entanto, o consumidor deve estar atento para a fórmula desses produtos, pois muitas vezes eles não contam com a quantidade necessária do extrato da planta para que todos os benefícios sejam garantidos.

Como comentamos antes, os principais benefício da castanha da índia estão ligados à circulação e às inflamações. As melhorias na circulação promovidas pela planta medicinal podem melhorar o funcionamento do organismo como um todo, além de favorecer a eliminação de toxinas. Assim, é possível o excesso de peso causado pelo inchaço e pela retenção de líquidos.

Com o consumo da castanha da índia, é comum que as pessoas observem a redução de medidas na região abdominal, bem como nos braços e nas pernas. Além disso, a melhoria na aparência das celulites também aumentam a satisfação com o próprio corpo.

O efeito antiinflamatório atribuído à castanha da índia pode ser mais uma explicação para a ação emagrecedora da semente, ainda que não existam estudos que comprovem esse benefício. Algumas pesquisas apontam para a obesidade como um processo inflamatório no interior das células que leva ao acúmulo de gorduras. Dessa forma, o combate a inflamações também contribuiria para o emagrecimento.

Como Consumir?

A ingestão da castanha da índia pode ser feita de diversas formas:

Chá de Castanha da Índia: O chá da castanha da índia é indicado pela Anvisa para tratar problemas circulatórios, varizes e hemorroidas. Ele deve ser preparado com meia colher (sopa) da semente com a casca e uma xícara (chá) de água. O ideal é tomar duas xícaras ao dia para aproveitar os benefícios.

Tintura de Castanha da Índia: Já ensinamos aqui no Receita Natural como preparar a tintura de castanha da índia, bastante indicada para a sensação de peso nas pernas e inchaço causado pela má circulação. A tintura deve ser consumida diluída em água, em pequenas porções durante o dia.

Extrato, Pó ou Cápsulas: Como nem sempre é fácil encontrar a castanha da índia, você também pode optar pelo extrato, pelo pó ou pelas cápsulas feitas com a semente. A forma de utilização vai depender das orientações do fabricante. Sugerimos também que você procure um médico ou nutricionista antes de começar a usar esses produtos, pois eles podem causar reações adversas.

Contraindicações

O consumo da castanha da índia não é indicado para pessoas que sofrem com problemas cardíacos, hipertensos e quem tem problemas renais, de fígado ou gastrointestinais. Ela também deve ser evitada por menores de 15 anos e maiores de 65 anos, salvo com indicações médicas.

A ingestão da semente pode causar vômito, enjoo, dores de cabeça e diarreia. Por isso, é importante consultar um especialista e sempre seguir as orientações de utilização da planta medicinal.

https://natural.enternauta.com.br/beneficios/quais-sao-os-beneficios-da-castanha-da-india/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+ReceitaNatural+%28Receita+Natural%29

By SANTANA

Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário

Verified by MonsterInsights