• qua. maio 22nd, 2024

PMB NOTÍCIAS

Tudo que você precisa saber, agora ao seu alcance.

Os celtas são um povo da antiguidade, que viveram em diversas regiões da Europa entre os séculos II e III a.C., embora tenham sua origem muito mais antiga. Existiam diversos povos na região, e eram um povo que não detinha um império ou reino central, e sim, varias tribos que compartilhavam muitas vezes apenas a língua em comum, sendo assim, dentro da própria chamada cultura celta, existiam povos que guerrilhavam entre si e eram considerados inimigos, enquanto outros eram aliados. A influência celta é sentida até os dias atuais em diversas datas e canções que remetem aquela época antiga daquele povo em específica, alguns exemplos são o Hallowen, Lendas como Tristão e Isolda, e os idiomas como Galês e gaélico.

Os celtas são originários da região conhecida como Europa Central, e durante sua história se espalharam da Península Ibérica até à Península da Anatólia, ocupando territórios que hoje se dividem entre Inglaterra, Escócia, Franca, Alemanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Irlanda, País de Gales, Espanha, Republica Tcheca, Eslováquia, etc. e embora não fossem necessariamente um império, algo que era comum na época, dividindo-se entre várias tribos, que embora não tivessem uma união geral, eram bastante desenvolvidas, tendo religiões e economias autônomas.

Cada tribo, porem, poderia se organizar por meio de clãs, ou seja, quando mais de uma tribo, por meio que geralmente se dava por alguma união familiar, se juntavam e compartilhavam a administração de suas terras, pautando a sociedade de modo hierárquico, dentre essas tribos se destacavam os bretões, Escolos, batavos, Eburões, Gálatas, belgas e gauleses, e eram geralmente divididos em:

°Nobres;

°Homens Livres;

°Servos;

°Artesãos

°Escravos

A única exceção que temos dentro dessa organização social cita acima, eram os ‘’druidas’’, que eram uma espécie de sacerdotes e gozavam de prestígio dentre a sociedade Celta. A organização econômica não era muito diferente dos outros povos antigos, se baseando na agricultura e artesanato, sendo comercializado os produtos entre as tribos.

Algo importante ser dito, é que a língua celta é do tronco linguístico indo-europeu, sendo até hoje línguas desse tronco faladas em diversos países da Europa, apesar da disseminação do inglês. Seus destaques estavam na utilização do ferro, sendo um dos primeiros povos a usar o metal, e apreciadores da arte como artesanato e músicas. As músicas eram cantadas e tocadas pelos famosos trovadores e bardos, que escreviam suas letras baseando-se na religiosidade e historias míticas.

A religião era bastante plural, geralmente com cultos realizados para deuses da natureza e deuses animais, onde sacrifícios e oferendas eram feitos de modo frequente, muito parecido com o que acontecia em culturas pré-colombianas na América. Os rituais eram conduzidas pelos druidas, que realizavam festas e oferendas para os deuses, e dentre os deuses destacam-se:

· Deusa-mãe: deusa da natureza

· Tan Hill: deus do fogo

· Tailtiu e Macha: deusas da natureza

· Epona: a deusa dos cavalos

· Goibiniu: deus fabricante de cerveja

É curioso dizer que diversas lendas que conhecemos até hoje, são de origem ou influência Celta, como Rei Arthur e os cavaleiros da távola redonda, e também alguns contos de fada como a Chapéusinho vermelho, ou festas como o Helloween que remetem ao festival de Samhain.

Continuando na cultura celta, os símbolos usados eram diversos, os mais importantes e seus significados eram:

Cruz Celta: representa o equilíbrio por meio da união entre os quatro elementos da natureza e do feminino com o masculino.

Triskle: representa os elementos da natureza e era utilizado para evocação dos deuses.

Nó Celta: representa a eternidade da vida, de forma que esse nó não apresenta início nem fim.

Os celtas acabaram por ser conquistados pelos romanos, e muito da cultura se perdeu, entretanto, aquilo que resistiu as guerras e perseguições, se matem até hoje na região onde os celtas um dia estiveram, se destacando as cultas belgas, irlandesas, holandesas e galesas que ainda mantém muitas das festas e datas comemorativas que remetem a esse povo antigo.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=239042995116650&set=a.184181823936101

By SANTANA

Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário

Verified by MonsterInsights