• seg. jul 15th, 2024

PMB NOTÍCIAS

Tudo que você precisa saber, agora ao seu alcance.

Mourão exalta presença do Brasil em cerimônia de reinauguração na Antártida

BySANTANA

jan 17, 2020

Em cerimônia de reinauguração da base de pesquisa brasileira da Antártida, realizada nesta última quarta-feira (15/01) após quase oito anos de ter sido incendiada, o vice-presidente Hamilton Mourão, exaltou a presença brasileira no evento, sendo um dos poucos países a realizar pesquisas na região.

O evento teve a assinatura do termo provisório de recebimento das instalações e placas de inauguração. Após os discursos, todos os presentes se dirigiram à parte interna da base

Também estavam presentes na solenidade os ministros Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), Fernando Azevedo e Silva (Defesa), o deputado federal Vinícius Carvalho (PRB-SP) e o embaixador Otávio Brandelli, além de pesquisadores e professores.

Mourão exalta presença do Brasil em cerimônia de reinauguração na Antártida

O pesquisador Jefferson Simões, professor da UFRGS, lançou um balão meteorológico marcando o início simbólico das atividades no local. O balão tem a função de coletar dados atmosféricos na área.

O vice Hamilton Mourão realizou um discurso homenageando os militares mortos pelo incêndio de 2012 e também elogiando as pesquisas científicas elaboradas pelo Brasil.

“As novas instalações caracterizam o avanço da presença do Brasil neste continente meridional, um avanço qualitativo expresso no compromisso do governo federal com o desenvolvimento das atividades científicas ligadas às questões climática e ambiental”, afirmou o general.

Mourão também fez elogios à arquitetura do local, afirmando que o formato em linhas “desperta a admiração do mundo”.

No início da cerimônia, o almirante de esquadra Ilques Barbosa Júnior, comandante da Marinha, chamou a estação de “uma verdadeira cidade”.

Ele também ressaltou que o projeto foi elaborado pelos brasileiros e levou em consideração questões ambientais, além de ter priorizado uso de fontes renováveis de energia.

By SANTANA

Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário

Verified by MonsterInsights