• sex. abr 19th, 2024

PMB NOTÍCIAS

Tudo que você precisa saber, agora ao seu alcance.

Inflação na Venezuela passou de 2,5 milhões por cento em 12 meses, diz Assembleia Nacional

O Parlamento relatou que em janeiro de 2019 os preços subiram cerca de 191,6%, o que implica um aumento diário de cerca de 3,5%.

Por Reuters

A inflação da Venezuela chegou a 2,688 milhões por cento nos 12 meses encerrados em janeiro, segundo os cálculos da Assembleia Nacional, controlada pela oposição, que acompanha a evolução dos preços devido à ausência de dados do Banco Central.

A Venezuela está em recessão há cinco anos e não consegue controlar a velocidade com que os preços sobem, apesar de o governo de Nicolás Maduro, que iniciou um contestado segundo mandato em janeiro, afirmar que está adotando medidas para superar a crise.

O Parlamento relatou que em janeiro de 2019 os preços subiram cerca de 191,6%, ou quase triplicaram, o que implica um aumento diário de cerca de 3,5%. A Assembleia Nacional calculou que no mês passado o preço dos alimentos subiu cerca de 266%.

“Este resultado da inflação de janeiro se deveu à depreciação do câmbio paralelo”, disse o deputado Ángel Alvarado. As empresas buscam dólares fora do controle governamental para operar devido à escassez de divisas no sistema oficial, o que eleva a paridade e impulsiona a inflação.

Maduro atribui a crise à “guerra econômica” dos Estados Unidos e das empresas, mas críticos do governo e economistas dizem que as distorções se devem ao modelo de controles estatal.

https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/02/07/inflacao-na-venezuela-passou-de-25-milhoes-por-cento-em-12-meses-diz-assembleia-nacional.ghtml?fbclid=IwAR09NCZN6TFvuQXj5Grj8zJOjFARXAZhHCJ_ReBT7jnye56Ra6Eb1Gn6Nos

By SANTANA

Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário

Verified by MonsterInsights