• sáb. abr 27th, 2024

PMB NOTÍCIAS

Tudo que você precisa saber, agora ao seu alcance.

Desvendando a Maçonaria: História, Símbolos, Segredos e Maçons Famosos

A Maçonaria: Uma Exploração Profunda da Ordem, seus Símbolos, Segredos e Influências

Por Santana pmbnoticias.com

A Maçonaria é uma das mais antigas e misteriosas organizações fraternais do mundo, com uma história que remonta a séculos atrás. Desde sua criação até os dias atuais, ela tem fascinado e intrigado tanto os membros quanto os observadores externos. Neste texto, vamos mergulhar fundo na história, símbolos, segredos, cultos, criadores, maçons famosos e detalhes importantes para entender essa ordem complexa e influente.

A Criação da Maçonaria

A origem exata da Maçonaria é envolta em mistério e debate, com várias teorias sobre sua criação. Alguns sugerem que a Maçonaria moderna evoluiu a partir dos guildas de pedreiros da Idade Média, enquanto outros apontam para as sociedades secretas dos antigos mistérios, como os cultos egípcios e os mistérios de Eleusis na Grécia Antiga.

Uma teoria comumente aceita é que a Maçonaria especulativa, como é conhecida hoje, teve origem na Inglaterra do século XVII, quando as guildas de pedreiros começaram a admitir membros que não eram pedreiros por profissão. Esses novos membros eram chamados de “maçons aceitos” e eram atraídos pelos ensinamentos éticos e filosóficos da Maçonaria.

Símbolos e Significados

A Maçonaria é repleta de símbolos e rituais que carregam significados profundos e muitas vezes ocultos. O mais proeminente desses símbolos é o compasso e o esquadro, que representam a razão e a retidão moral, respectivamente. Outros símbolos importantes incluem o olho que tudo vê, a pedra bruta e a pedra polida, o avental, a espada e o martelo.

Cada símbolo na Maçonaria tem múltiplas camadas de significado, e muitos deles são compartilhados com outras tradições esotéricas e religiosas. Por exemplo, o olho que tudo vê é frequentemente associado com a providência divina, enquanto a pedra bruta e a pedra polida simbolizam o processo de autoaperfeiçoamento.

Segredos e Rituais

A Maçonaria é conhecida por seus rituais secretos, que são realizados em lojas maçônicas em todo o mundo. Estes rituais envolvem uma série de cerimônias e cerimônias de iniciação que têm como objetivo ensinar os princípios morais e filosóficos da Maçonaria aos novos membros.

Entre os rituais mais conhecidos estão o Juramento de Obligação, no qual o candidato jura manter os segredos da ordem, e o Rito de Passagem, no qual o candidato é admitido como membro pleno da Maçonaria. Estes rituais são guardados com grande sigilo pelos membros da ordem, e são considerados sagrados e invioláveis.

Criadores e Influências

Ao longo de sua história, a Maçonaria foi influenciada por uma série de figuras proeminentes, tanto dentro quanto fora da ordem. Entre os criadores mais importantes da Maçonaria moderna estão o filósofo escocês Robert Moray, o arquiteto inglês Christopher Wren e o teólogo alemão Johann Valentin Andreae.

Além disso, a Maçonaria foi influenciada por uma série de tradições esotéricas e religiosas, incluindo o hermetismo, o gnosticismo e o neoplatonismo. Estas tradições contribuíram para a rica tapeçaria de crenças e práticas que compõem a Maçonaria moderna.

Maçons Famosos

A Maçonaria tem uma longa lista de membros proeminentes ao longo de sua história, incluindo líderes políticos, figuras religiosas, artistas e cientistas. Entre os maçons mais famosos estão George Washington, Benjamin Franklin, Winston Churchill, Mozart, Voltaire, e muitos outros.

Estes maçons famosos desempenharam papéis importantes na história mundial, e muitos deles deixaram um legado duradouro que continua a influenciar o mundo até hoje. Suas realizações e contribuições são celebradas pela Maçonaria como exemplos de excelência e virtude.

Livros Importantes

Há uma vasta quantidade de literatura maçônica disponível para aqueles interessados em aprender mais sobre a ordem. Alguns dos livros mais importantes incluem:

  • “Morals and Dogma”, de Albert Pike: Este é considerado um dos textos fundamentais da Maçonaria, e explora os princípios éticos e filosóficos da ordem de forma abrangente.
  • “A Maçonaria Revelada”, de William Morgan: Este livro controverso foi escrito por um ex-maçom e pretende revelar os segredos da ordem ao público em geral.
  • “O Templo e a Loja”, de Michael Baigent e Richard Leigh: Este livro examina a relação entre a Maçonaria e os Templários, e especula sobre a influência dos Templários na criação da ordem.

Estes são apenas alguns exemplos da vasta gama de literatura maçônica disponível, e há muitos outros livros que exploram diferentes aspectos da ordem em detalhes.

Conclusão

A Maçonaria é uma ordem antiga e misteriosa que continua a exercer uma influência significativa no mundo moderno. Sua história, símbolos, segredos, criadores e maçons famosos todos desempenharam papéis importantes na formação da sociedade e da cultura ao longo dos séculos.

Embora muito do que acontece dentro da Maçonaria permaneça envolto em segredo, este texto ofereceu uma visão abrangente da ordem e de seus princípios fundamentais. Espero que tenha fornecido uma compreensão mais profunda e apreciação pela rica tradição da Maçonaria.

By SANTANA

Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário

Verified by MonsterInsights