• ter. mar 19th, 2024

Cooperação visa produzir futuro caça furtivo para substituir caças de 4ª geração

BySANTANA

jul 8, 2019

A França e a Alemanha revelaram planos nesta quinta-feira para desenvolver um avião de combate europeu, enterrando rivalidades passadas como parte de uma série de medidas para fortalecer a cooperação em defesa e segurança.

O movimento para desenvolver um novo avião de guerra acelera os passos que se esperam que dê forma ao futuro da indústria europeia de combate e seus três programas existentes — o Eurofighter, o Rafale e o Gripen da Suécia.

A mudança também reflete os esforços para dar um novo impulso às relações franco-alemãs após a decisão da Grã-Bretanha de deixar a União Europeia e foi descrita pelos especialistas em defesa como um desafio para o poder militar líder da Europa.

A França e a Alemanha procuram criar um roteiro até meados de 2018 para desenvolver o novo avanço em conjunto para substituir as frotas de aviões de combate rivais existentes, de acordo com um documento emitido após uma reunião do gabinete franco-alemão em Paris.

“Hoje, existem muitos padrões e qualificações europeus e, às vezes, há concorrência entre os europeus internacionalmente”, afirmou o presidente francês Emmanuel Macron em uma coletiva de imprensa, acompanhado pela chanceler alemã Angela Merkel.

“Posso confirmar que esta é uma revolução profunda, mas não temos medo quando são realizadas de forma pacífica, de forma estruturada e ao longo do tempo”, disse Macron.

Aeronave poderá ser tripulada e não tripulada

França e Alemanha disseram que seu novo sistema de combate, que os analistas dizem que poderia envolver uma mistura de aeronaves tripuladas e não tripuladas, substituiria o Rafale e o Eurofighter, jatos rivais que competem ferozmente pelas vendas globais.

Isso marcaria o fim de uma divisão de décadas, desde que a França se retirou do projeto Eurofighter na década de 1980 para produzir seu avião de combate Rafale com a Dassault Aviation.

Os especialistas da indústria da defesa disseram que o anúncio é um revés para o Reino Unido e sua principal contratada de armas, BAE Systems.

“É um sinal para os britânicos. Isso significa que você está saindo da UE e estamos a avançar. Não estamos mais interessados ​​em você bloqueando a defesa da UE”, disse à Reuters um alto funcionário da indústria de defesa alemã.

Concepção do FCAS

Grã-Bretanha no limbo?

A declaração conjunta não indicou o papel que, se for caso, a Grã-Bretanha desempenharia no desenvolvimento liderado por franco-alemães. O país é o maior em gastos de defesa da Europa e um parceiro no projeto Eurofighter, ao lado da Alemanha, Espanha e Itália.

A França e o Reino Unido — ambos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU com estreitos vínculos de defesa e segurança — concordaram em cooperar em tecnologia nuclear e mísseis em 2010, mas algumas autoridades francesas expressaram sua preocupação com o impacto do Brexit na defesa.

Alguns analistas e autoridades de defesa disseram que o empenho franco-alemão para criar um novo caça poderia conduzir a Grã-Bretanha em direção à cooperação industrial e de defesa com os Estados Unidos.

Atualmente, a Grã-Bretanha tem um pé em ambos os campos através do Lockheed Martin F-35 e uma participação do programa Eurofighter através da BAE.

“É quase inevitável que o Reino Unido considere uma nova parceria com a América para a próxima geração de caças”, disse Alexandra Ashbourne-Walmsley, colega associada do Royal United Services Institute, um grupo de estudos com sede em Londres.

“O Reino Unido aceitou que não pode construir outro caça por conta própria, tanto como uma evolução natural do programa F-35 e também por economias de escala, uma vez que ter uma pequena parte de um projeto dos EUA vale mais do que um programa Franco-Alemão.

No entanto, a declaração de quinta-feira também é vista por alguns como apenas o movimento de abertura em uma longa e imprevisível negociação europeia que afeta as empresas de defesa, incluindo a BAE e seus parceiros Airbus e Leonardo do Eurofighter.

Paris e Berlim também concordaram em criar um quadro de cooperação para o próximo modelo do helicóptero de ataque Airbus Tiger e para mísseis táticos ar-terra.

Além disso, eles trabalharão juntos na aquisição de sistemas terrestres, incluindo tanques pesados ​​e artilharia e disseram que um contrato deve ser assinado antes de 2019 para o projeto militar “Eurodrone”, que também inclui a Itália.

FONTENew York Times/Reuters

By SANTANA

Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário

Verified by MonsterInsights