ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO CENTRO DE LANÇAMENTO DE ALCÂNTARA

Tive a honra, em 13 de maio, de visitar o Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, criado em 1983 e administrado pela Força Aérea Brasileira. Estive acompanhado do Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior. A Base de Alcântara foi criada com o propósito de servir ao lançamento de foguetes e está localizada próximo à linha do Equador, o que permite lançamentos com economia de até 30% de combustível. De 1990 a 2020, foram lançados 44 foguetes de suas 4 plataformas de lançamento. Em março de 2019, os Governos do Brasil e dos Estados Unidos assinaram Acordo de Salvaguardas Tecnológicas que permite lançar, de Alcântara, foguetes e espaçonaves americanas.

O Acordo foi aprovado pela Câmara em outubro daquele ano, entrando em vigor em fevereiro de 2020, em processo no qual tive participação ativa como membro da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. O acordo também resultará recursos financeiros dos EUA para o Brasil, a título de compensação pelo uso da Base. O mercado global de lançamentos de foguetes e satélites movimentou 350 bilhões de dólares em 2020, e deverá movimentar um trilhão de dólares por ano em 2040. Com a aprovação do Acordo, o Brasil, se abocanhar apenas 1% desse mercado, poderá receber 10 bilhões de dólares anuais. O aumento do número de lançamentos possibilitado pelo Acordo beneficiará a região do Centro de Lançamento de Alcântara, incrementando a economia da região por meio da geração de empregos, da criação de novas empresas relacionadas às atividades aeroespaciais, da formação de mão de obra especializada e da melhoria da infraestrutura básica da região. O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas tem tudo para transformar a região de Alcântara e projetar o Brasil no mercado aeroespacial.

https://www.facebook.com/marcelvh/photos/pcb.4165595700128974/4165595623462315/

By SANTANA

SANTANA - Jornalista / Bacharel em Ciência Política / Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia da Segurança Pública

Deixe um comentário