• sáb. abr 20th, 2024

PMB NOTÍCIAS

Tudo que você precisa saber, agora ao seu alcance.

Militares fazem mais de 43 mil doações de sangue para reforçar estoques dos hemocentros

Como gesto de solidariedade e de amor ao próximo, por anos, militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, além de servidores da Defesa, de forma voluntária, auxiliam os hemocentros com doação voluntária de sangue. Hoje, em que se comemora o Dia Internacional do Doador de Sangue, o Ministério da Defesa parabeniza esses heróis anônimos, que salvam vidas com seu desprendimento e engajamento.

Em apoio à Operação Covid-19, mais de 43 mil doações foram feitas por militares das três Forças, nas cinco regiões do Brasil. E essa participação é estendida à Campanha “Bora Doar Sangue”, do Programa Pátria Voluntária, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde.

Foto 2 Inter.jpg

O nobre ato de doar

O Dia Internacional do Doador de Sangue foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, para homenagear doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que salva milhares de vidas. A doação de sangue é segura e rápida. Não traz risco ao doador e é feita em menos de uma hora. Os 450 ml de sangue doados são repostos pelo organismo em 24h e podem fazer diferença significativa na vida de até quatro pessoas necessitadas.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2020, no Brasil, 16 a cada mil habitantes doaram sangue, correspondendo à época a 1,6% da população brasileira. Mesmo estando dentro dos parâmetros preconizados pela OMS, essa proporção não é suficiente para atender às necessidades dos hemocentros do País, informa a Pasta da Saúde.

bolsas de sangue.jpg

De acordo com orientações divulgadas pela OMS, para doar sangue a pessoa deve estar enquadrada dentro de algumas características específicas, e procurar o hemocentro mais próximo.

Confira as regras para doação.
• Homens e mulheres com idade entre 16 e 68 anos;
• Ter acima de 50 quilos;
• Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV;
• Estar bem alimentado e descansado;
• As parturientes devem esperar entre 90 e 180 dias após o parto;
• Se estiver gripado, esperar, no mínimo, sete dias após a recuperação para poder doar;
• Após uma doação, as mulheres devem esperar 90 dias para fazê-lo novamente; enquanto os homens devem esperar 60 dias.

Por Soraya Brandão
Fotos: Divulgação / Minitério da Defesa 

By SANTANA

Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário

Verified by MonsterInsights