• 16 de agosto de 2022 07:28

Beluga é um drone com inteligência artificial feito para temperaturas extremas

Fabricado pela companhia italiana Eurolink Systems, o drone Beluga é uma aeronave de múltiplo uso capaz de se adaptar a várias missões, como reconhecimento de curto alcance, busca e resgate, entrega e suporte de logística urbana. De acordo com a empresa, o drone “combina arte e ciência”, além de uma praticidade no uso militar “sem paralelos” .

“Trabalhamos duro para lidar com a complexidade de projetar e integrar tecnologia em plataformas de drones”, explica o chefe-executivo da Eurolink, Pietro Lapiana, em comunicado oficial à imprensa. “Com o Beluga, os clientes obtêm uma solução integrada e robusta sem necessidade de tempo de desenvolvimento e por um terço do custo de uma solução personalizada totalmente testada.”

Com capacidade de carga de 1,5 kg, o Beluga é um drone que pode atingir uma velocidade máxima de 112 km/h e é capaz de voar por uma hora. Trata-se de um UAV (veículo aéreo não-tripulado, na sigla em inglês) de alta resistência construído para operar em uma variedade de temperaturas extremas — de -22 ºC a 55 ºC.

Resultado de três anos de pesquisa e testes, o Beluga possui hélices de baixo ruído para operação silenciosa e vem com classificação IP67, isto é, à prova d’água e resistente a poeira e areia. Segundo a Eurolink, o drone só precisa de dois minutos de preparação para voar. Quando desdobrado, possui 98 cm de quadro, 63 cm de comprimento e 45 cm de altura máxima, além de contar com um peso de decolagem de 10 quilos.

Equipado com Lidar e comunicação 4G e 5G

De acordo com a Eurolink Systems, o Beluga pode operar como um drone dedicado ou dentro de um enxame de drones. Altamente adaptável e configurável, o UAV é equipado com uma série de recursos avançados, como Lidar multiespectral, designador de laser, receptor de radiofrequência, sistemas de comunicação por satélite 4G e 5G, mapeamento 3D e um conjunto de inteligência artificial especialmente projetado.

Ele também está disponível em três versões, dependendo do objetivo de uso: uma versão militar, uma versão de vigilância e salvamento e uma versão de transporte rápido para entregas.

Há quase 30 anos no mercado europeu de soluções tecnológicas, a Eurolink planeja lançar o Beluga no Auvsi Xponential, um evento que será realizado em Orlando, na Flórida (EUA), entre os dias 25 e 28 de abril. Ainda não há informações sobre o preço do produto.

Crédito da imagem principal: Marcom Team/Vimeo

SANTANA

SANTANA - Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário