• qui. mar 28th, 2024

AS MISTÉRIOSAS FORMAÇÕES MANPUPUNER

As formações rochosas de Manpupuner são um conjunto de 7 pilares de pedra localizados a oeste dos montes Urais, na República de Komi.
Nessa área isolada lendas e mitos antigos por gerações chamam de “pequena montanha dos deuses” Estas estruturas levantadas na superfície tem entre 30 e 42 metros de altura.

Uma lenda do grupo Mansi, que era uma antiga tribo de caçadores e curtidores, notável conta que um de seus habitantes, que caçava perto dos Urais, atravessou a fronteira e teve um encontro com gigantes.

Os gigantes começam a perseguir o homem perdido perto do rio Pechora, mas um xamã poderoso chamado Yallingner observou os 7 gigantes que estavam prestes a capturar o pobre homem ele então jogou um encantamento e os transformou em pedra.

Mas, para sua desgraça, ele também acabou sendo vítima de seu próprio feitiço. Isso explicaria por que seis dos monólitos estão próximos e um deles está separado. Os moradores do lugar, acreditam fervorosamente que os gigantes estão congelados no lugar.

Quem visita as formações rochosas é sempre aconselhado a não subir nas esculturas. Existem passeios de helicóptero que são organizados para os visitantes que querem vê-los do ar.

Pelo contrário, os visitantes são avisados ​​de que a lenda da formação diz que quem tentar escalá-los acabará como eles… convertidos em rocha! Lendas, mitos, histórias fantásticas… Um denominador comum que se repete em todo o mundo… A verdadeira origem desta formação… Um enigma ancestral.

Estudos geológicos do local concluiu que a cerca de 200 milhões de anos atrás, no local dos pilares de pedra, havia altas montanhas. Chuva, neve, vento, geada e calor gradualmente erodiram as montanhas.

Os xistos sólidos de sericita – quartzito , de que são compostos os restos, sofreram menos erosão e sobrevivem até hoje. As rochas moles foram destruídas pelo intemperismo e levadas pela água e pelo vento para as depressões.

*************************************

Me parece um padrão comum das culturas antigas que, ao erguer esses grandes megalitos ou “monólitos”, desejavam representar os deuses e os gigantes da antiguidade…

https://www.facebook.com/photo/?fbid=616187473197417&set=a.234232384726263

By SANTANA

Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário

Verified by MonsterInsights