• qui. abr 18th, 2024

PMB NOTÍCIAS

Tudo que você precisa saber, agora ao seu alcance.

A Maçonaria e seu processo de seleção

A MAÇONARIA

candidatos para a Maçonaria processo de selecção.

Prancha Pública, Artigos diversos.

Como os candidatos não compreendem o significado da candidatura e alguns mestres não compreendem o significado de apresentar candidatos, torna-se importante ressaltar a RESPONSABILIDADE dos mestres maçons como conhecedores daquilo que é ignorado pelos profanos, NA OBSERVAÇÃO e ORIENTAÇÃO adequada, daqueles que entenderem, que tenham condições de serem admitidos numa Loja Maçónica.

Quem aspira a se tornar um irmão Maçon precisa de entender (portanto ser informado) que uma vez aceite, deverá trabalhar para glória de DEUS, para o bem da Humanidade e não para alimentar a sua vaidade, egoísmo e outros defeitos, que para os maçons são considerados vícios, permanentemente combatidos.

Um diálogo neste sentido deve ter condições para ocorrer, entre o mestre Maçon e o seu provável afilhado. Além disto, o mestre deve observar em relação ao candidato:

Realiza, com alegria, pequenas e obscuras tarefas?

Faz o que lhe é possível, por pouco que pareça ser, para o progresso humano?

Toma a iniciativa para desenvolver novas e/ou difíceis tarefas, espontaneamente, sem esperar solicitação ou indicação?

Se as respostas são positivas, podem indicar humilde sabedoria e condições para evoluir. Isto, porém não é suficiente e outras observações, podem ser também reveladoras, tais como:

O temperamento do indivíduo, impede-o de se pôr em sintonia com os outros? Se isto ocorre é motivo para aguardar o tempo necessário para se possa livrar desta imperfeição.

O seu orgulho pode ser atenuado? Se não puder, mesmo na Ordem, o candidato continuará a ser um profano, não sendo recomendável a sua admissão, pois já temos demasiados deste tipo de irmão que busca só a própria glória.

O candidato tem elevado auto-conceito? ou auto-estima? Julga-se superior? Isto é perigoso, porque dificulta o convívio com os outros, bem como a transmissão de informações e instruções.

Ofende-se com facilidade? Também é perigoso, porque dificulta o convívio pela intolerância. Entretanto, esta falta de condições pode ser momentânea e às vezes o tempo encarrega-se de fazer o candidato melhorar. Portanto, não há pressa em encher as lojas, com iniciações precipitadas, que, geralmente, se transformam em toda espécie de problemas para as Lojas.

Quanto à orientação, algumas advertências devem ser feitas aos candidatos tais como:

Assiduidade – somente pela assiduidade o irmão (aspiração do candidato), na companhia de outros, adquirirá uma compreensão sobre a Maçonaria e o seu trabalho.

Disponibilidade no dia e hora das reuniões.

Vontade para assegurar uma boa preparação, ou seja, o desenvolvimento adequado das instruções e o estudo sobre a Arte Real.

Sentir-se estimulado pela aprendizagem, a harmonia e o êxito dos trabalhos, visando ser um bom aprendiz, um óptimo companheiro e um excelente mestre.

A.C.T

Fonte: https://www.facebook.com/photo/?fbid=139265512137267&set=gm.1633455933716789&idorvanity=1395070557555329

A MAÇONARIA

Notas para o candidato a Maçom.

Prancha Pública Artigos diversos. 2- parte.

A definição de Maçonaria mais divulgada dentro da Ordem caracteriza-a como “um sistema de moral”. Certamente que todo o edifício Maçónico se apoia na doutrina moral que ensina. Esta aprendizagem efectua-se por meio de Ritos e cerimónias que, como a experiência ensina, têm um impacto apreciável sobre o espírito e a atitude dos Irmãos.

Esta pode ser uma afirmação pomposa, ainda que não por isso menos verdadeira. A Maçonaria existe para ser desfrutada. A camaradagem, a atitude construtiva frente às dificuldades do viver e a firme insistência que faz sobre a importância da independência e do bem-estar do indivíduo, contribuem para assegurar que isto chegue a fazer-se realidade.

Desde o instante em que um homem é iniciado como Maçon é considerado um Irmão por parte de todos os demais Maçons, seja qual for a posição que estes ocupem na estrutura hierárquica da Ordem. Somos rigorosos na manutenção da ordem e da disciplina internas, mas isto nunca chega a ocultar ou ofuscar o elemento de fraternidade constitutivo e omnipresente, com os privilégios e deveres de que dele derivam.

No que se refere aos compromissos que vai assumir se decidir ser admitido na Ordem, o mais importante é o relativo ao tempo que lhe vai ocupar e o serviço que terá de prestar. Existe uma frase muito utilizada na Maçonaria “to be one ask one”, ou seja, para ser, pergunte a quem é. Esta pessoa dar-lhe-á toda a informação sobre o que é ser Maçon, que compromissos comporta e quando e onde é que os Maçons se reúnem.

É fundamental que esteja também ciente dos custos que a sua admissão irá implicar para si. Existem normalmente “jóias de admissão”, assim como outras quotas. Umas e outras são determinados pela Loja, dentro dos parâmetros fixados pela Grande Loja em que a sua futura Loja se insere. As reuniões de Loja são seguidas de uma ceia (chamamos-lhe “ágape”), às vezes opcional, outras obrigatória, cujo custo também é da responsabilidade de cada membro. Existem ainda umas contribuições opcionais que visam apoiar as acções de beneficência que a Loja tenha, com uma colecta que se recolhe em todas as reuniões.

Do ponto de vista do candidato, a Loja é a unidade mais importante, posto que assistirá às suas reuniões e será no seu seio que conhecerá outros maçons. Isto não significa que a sua actividade maçónica se deva necessariamente fcircunscrever à sua Loja. É usual receber convites para visitar outras Lojas e inclusive assistir às suas reuniões sem convite prévio. Tudo isto sempre que tais actos voluntários não o impeçam de assistir às reuniões da sua própria Loja.

Uma Loja pode chegar a ter um número elevado de membros. O número dos seus membros é assunto de cada Loja, posto que goza de total autonomia nesta questão, assim como no resto dos seus assuntos internos. Você poderá ter ouvido que tudo o que acontece no seio de uma Loja é secreto; esta é uma meia verdade. O cerimonial já foi descrito com bastante exactidão em numerosas “fugas de informação”, ainda que este género de escritos contenha, por via de regra, erros de vulto. Não gostamos de falar das cerimónias e do ritual, já que preferimos manter etses assuntos num âmbito privado. Reivindicamos o mesmo direito de que gozam outras organizações a que os deixem em paz com seus próprios assuntos. Somos rigorosos quanto ao segredo em relação a duas coisas: os métodos mediante os quais um homem pode provar que é Maçon e os segredos legítimos (que não atentem contra as leis do País) que um Irmão possa ter confiado na nossa comum condição de Maçon. A razão para a primeira dessas esferas de segredo é obvia à luz da segunda.

É muito importante que esteja ciente das obrigações financeiras que vai assumir, assim como das exigências de dedicação às quais se vai comprometer, especialmente no caso de que tenha responsabilidades familiares. No caso de ser casado ou estar numa qualquer relação, deve certificar-se de que a sua companheira esteja de acordo com o seu ingresso na Maçonaria. Vai ter de deixá-la só quando assistir às reuniões da Loja. Não há razão para exclui-la totalmente das suas actividades Maçónicas; a maioria das Lojas organizam reuniões especiais às quais as senhoras podem assistir. Algumas Lojas têm organizadas as esposas em Fraternidades, cuja finalidade, alem de manter a “família” da Loja unida, é também o de fazer serviços de beneficência e apoio social. E, com certeza, é totalmente correcto conversar com o seu cônjuge de temas gerais da Ordem, já que nem tudo que nela sucede é tão secreto como pretendem os nossos críticos.

Poderíamos estendermo-nos sobre muitas outras coisas. Não obstante, o objectivo deste texto é proporcionar-lhe dados sobre a Maçonaria e os seus objectivos e também fazê-lo saber os compromissos que implicam estar filiado nela. Sem dúvida, ficaram muitas perguntas por responder, o que é normal, posto que não abrigamos desejos de incorporar homem algum na Maçonaria sem que este tenha a ocasião de se assegurar de que vai incorporar-se numa associação honrada e fraternal na qual se vai sentir cómodo e que vai ajudar a manter estritos critérios de comportamento no viver quotidiano; pode e deve perguntar ao seu amigo todas as questões que o preocupem, ainda que se abster de incitá-lo a violar segredos ou matérias reservadas. Nas suas conversas com ele, provavelmente ficará claro que a Maçonaria é uma actividade que muito lhe agrada, que a considera valiosa, e que não teria entrado no assunto consigo se não estivesse previamente convencido de que você se iria sentir bem com este tema.

Somente nos resta falar do próximo passo.

Todo o candidato à Ordem deve ser proposto na forma usual. Têm de ser preenchidos certos formulários. Estes formulários exigem que se especifiquem detalhes que possam influir na decisão que a Ordem deverá tomar. Não pretendemos saber preferências políticas, religiosas ou até sexuais – pretendemos conhecê-lo. A razão desta exigência não está na curiosidade indiscreta, mas sim na vontade de saber se “encaixa bem connosco” e se nós “encaixamos bem consigo”, para além de normas promulgadas pela Grande Loja, visando zelar pelo bom nome da Ordem. Isto será seguido por uma entrevista com um ou mais membros da Loja, que irão certificar-se especificamente de que você crê num Ser Supremo; de que não o move nenhum impulso venal nem nenhum outro motivo indigno, senão que, pelo contrario, deseja incorporar-se movido por um conhecimento que tem dos nossos critérios e ideais; de que vai poder assistir às reuniões da Loja sem que isto interfira com as suas obrigações domésticas, profissionais ou de outra ordem; de que tem consciência do custo associado a ser maçon; e finalmente, de que está disposto a assumir um papel activo no funcionamento daquela que vai ser a sua Loja.

A reunião com estas pessoas dar-lhe-á uma ocasião adicional para esclarecer outras questões que possa ter em relação à Maçonaria. Se a sua incorporação resultar recomendada pelas pessoas que o entrevistaram, o Venerável Mestre da Loja dará continuidade ao processo.

Quando chegar a hora em que será iniciado como Maçon, lembre-se que isto implicará um acto de confiança de ambas as partes. Os membros daquela que será a sua Loja e todos os Maçons espalhados sobre a face da Terra estarão a confiar em si. Esta confiança é o que une todos os Maçons uns aos outros. Espera-se igual atitude da sua parte.

A.C.T

#maconaria #processedeselecao #entrarnamaconaria

By SANTANA

Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário

Verified by MonsterInsights