O que é a sequência de Fibonacci?
.
Ela está presente em muitas coisas do nosso cotidiano: nas mãos, no rosto, nos cartões de crédito e até nas pirâmides do Egito!
.
É uma sucessão de números que, misteriosamente, aparece em muitos fenômenos da natureza. Descrita no final do século 12 pelo italiano Leonardo Fibonacci, ela é infinita e começa com 0 e 1. Os números seguintes são sempre a soma dos dois números anteriores. Portanto, depois de 0 e 1, vêm 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34…
.
Ao transformar esses números em quadrados e dispô-los de maneira geométrica, é possível traçar uma espiral perfeita, que também aparece em diversos organismos vivos. Outra curiosidade é que os termos da sequência também estabelecem a chamada “proporção áurea”, muito usada na arte, na arquitetura e no design por ser considerada agradável aos olhos. Seu valor é de 1,618 e, quanto mais você avança na sequência de Fibonacci, mais a divisão entre um termo e seu antecessor se aproxima desse número.
.
.
GIRANDO, GIRANDO
.
Exemplos na natureza em que a sequência ou a espiral de Fibonacci aparece:
.
.
CONCHA DO CARAMUJO
.
Cada novo pedacinho tem a dimensão da somados dois antecessores
.
.
CAMALEÃO
.
Contraído, seu rabo é uma das representações mais perfeitas da espiral de Fibonacci
.
.
ELEFANTE
.
Se suas presas de marfim crescessem sem parar, ao final do processo, adivinhe qual seria o formato?
.
.
GIRASSOL
.
Suas sementes preenchem o miolo dispostas em dois conjuntos de espirais: geralmente, 21 no sentido horário e 34 no anti-horário
.
.
PINHA
.
As sementes crescem e se organizam em duas espirais que lembram a de Fibonacci: oito irradiando no sentido horário e 13 no anti-horário
.
.
POEMA CONTADINHO
.
Acharam o “número de ouro” até na razão entre as estrofes maiores e menores da Ilíada, épico de Homero sobre os últimos dias da Guerra de Troia
.
.
A BELEZA DESCRITA EM NÚMEROS
.
A “Proporção de ouro” aparece tanto em seres vivos quanto em criações humanas.
.
Na matemática, a razão dourada é representada pela letra grega phi: φ
.
.
PARTENON
.
Os gregos já conheciam a proporção, embora não a fórmula para defini-la.
.
A largura e a altura da fachada deste templo do século V a.C. estão na proporção de 1 para 1,618.
.
.
ARTES
.
Esse recurso matemático também foi uma das principais marcas do Renascimento.
.
A Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, usa a razão na relação entre tronco e cabeça e entre elementos do rosto
.
.
AS GRANDES PIRÂMIDES
.
Mais um mistério: cada bloco é 1,618 vezes maior que o bloco do nível imediatamente acima.
.
Em algumas, as câmaras internas têm comprimento 1,618 vezes maior que sua largura
.
.
OBJETOS DO COTIDIANO
.
Vários formatos de cartão de crédito já foram testados.
.
O que se sagrou favorito do público têm laterais na razão de ouro.
.
Fotos e jornais também costumam adotá-la
.
.
ROSTO
.
Dizem que, nas faces consideradas mais harmoniosas, a divisão da distância entre o centro da boca e o “terceiro olho” pela distância entre esse ponto e uma das pupilas bate no 1,618.
.
.
CORPO
.
Se um humano “mediano” dividir sua altura pela distância entre o umbigo e a cabeça, o resultado será algo em torno de 1,618.
.
.
MÃOS
.
Com exceção do dedão, em todos os outros dedos as articulações se relacionam na razão áurea
.
.
FONTES Roberto Jamal, professor do cursinho Anglo, Claudio Possani, professor do Instituto de Matemática e Estatística da USP, e livro Do Not Open, vários autores
.
.
Fonte: https://super.abril.com.br/…/o-que-e-a-sequencia-de…/
.
Outra matéria muito boa sobre o assunto: https://www.archdaily.com.br/…/o-que-e-a-sequencia-de…
https://www.facebook.com/photo/?fbid=528373052643934&set=a.449977687150138