• sex. mar 29th, 2024

Sequência de Fibonacci

O que é a sequência de Fibonacci?

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Ela está presente em muitas coisas do nosso cotidiano: nas mãos, no rosto, nos cartões de crédito e até nas pirâmides do Egito!

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É uma sucessão de números que, misteriosamente, aparece em muitos fenômenos da natureza. Descrita no final do século 12 pelo italiano Leonardo Fibonacci, ela é infinita e começa com 0 e 1. Os números seguintes são sempre a soma dos dois números anteriores. Portanto, depois de 0 e 1, vêm 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34…

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Ao transformar esses números em quadrados e dispô-los de maneira geométrica, é possível traçar uma espiral perfeita, que também aparece em diversos organismos vivos. Outra curiosidade é que os termos da sequência também estabelecem a chamada “proporção áurea”, muito usada na arte, na arquitetura e no design por ser considerada agradável aos olhos. Seu valor é de 1,618 e, quanto mais você avança na sequência de Fibonacci, mais a divisão entre um termo e seu antecessor se aproxima desse número.

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GIRANDO, GIRANDO

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Exemplos na natureza em que a sequência ou a espiral de Fibonacci aparece:

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CONCHA DO CARAMUJO

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Cada novo pedacinho tem a dimensão da somados dois antecessores

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CAMALEÃO

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Contraído, seu rabo é uma das representações mais perfeitas da espiral de Fibonacci

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ELEFANTE

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Se suas presas de marfim crescessem sem parar, ao final do processo, adivinhe qual seria o formato?

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GIRASSOL

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Suas sementes preenchem o miolo dispostas em dois conjuntos de espirais: geralmente, 21 no sentido horário e 34 no anti-horário

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PINHA

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As sementes crescem e se organizam em duas espirais que lembram a de Fibonacci: oito irradiando no sentido horário e 13 no anti-horário

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POEMA CONTADINHO

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Acharam o “número de ouro” até na razão entre as estrofes maiores e menores da Ilíada, épico de Homero sobre os últimos dias da Guerra de Troia

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A BELEZA DESCRITA EM NÚMEROS

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A “Proporção de ouro” aparece tanto em seres vivos quanto em criações humanas.

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Na matemática, a razão dourada é representada pela letra grega phi: φ

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PARTENON

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Os gregos já conheciam a proporção, embora não a fórmula para defini-la.

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A largura e a altura da fachada deste templo do século V a.C. estão na proporção de 1 para 1,618.

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ARTES

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Esse recurso matemático também foi uma das principais marcas do Renascimento.

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A Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, usa a razão na relação entre tronco e cabeça e entre elementos do rosto

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AS GRANDES PIRÂMIDES

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Mais um mistério: cada bloco é 1,618 vezes maior que o bloco do nível imediatamente acima.

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Em algumas, as câmaras internas têm comprimento 1,618 vezes maior que sua largura

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OBJETOS DO COTIDIANO

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Vários formatos de cartão de crédito já foram testados.

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O que se sagrou favorito do público têm laterais na razão de ouro.

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Fotos e jornais também costumam adotá-la

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ROSTO

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Dizem que, nas faces consideradas mais harmoniosas, a divisão da distância entre o centro da boca e o “terceiro olho” pela distância entre esse ponto e uma das pupilas bate no 1,618.

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CORPO

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Se um humano “mediano” dividir sua altura pela distância entre o umbigo e a cabeça, o resultado será algo em torno de 1,618.

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MÃOS

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Com exceção do dedão, em todos os outros dedos as articulações se relacionam na razão áurea

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FONTES Roberto Jamal, professor do cursinho Anglo, Claudio Possani, professor do Instituto de Matemática e Estatística da USP, e livro Do Not Open, vários autores

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Fonte: https://super.abril.com.br/…/o-que-e-a-sequencia-de…/

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Outra matéria muito boa sobre o assunto: https://www.archdaily.com.br/…/o-que-e-a-sequencia-de…

https://www.facebook.com/photo/?fbid=528373052643934&set=a.449977687150138

By SANTANA

Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

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