Capital inicia vacinação contra o vírus Influenza

Campanha começa nesta segunda-feira (12); grupo prioritário é formado por crianças, gestantes e mulheres que acabaram de dar à luz, povos indígenas e trabalhadores da saúde

Secretaria Especial de Comunicação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou a vacinação contra o vírus Influenza na capital nesta segunda-feira (12). Para evitar conflitos com a imunização da Covid-19, a campanha será realizada em uma rede de postos montados em escolas e estabelecimentos de ensino de todo o município, que funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Clique aqui para acessar a lista com os endereços.

A expectativa é que pelo menos 4,7 milhões de pessoas recebam a vacina até o dia 9 de julho, data prevista para o encerramento da campanha.

Neste momento de pandemia, além de reduzir as complicações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus Influenza, receber a vacina da gripe facilita o diagnóstico diferencial entre Covid-19 e outras doenças respiratórias, evitando internações e a sobrecarga do sistema de saúde.

A campanha contra a Influenza também será dividida em diferentes fases e grupos prioritários. A fase 1, que começa nesta segunda-feira, é direcionada para crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz há pouco tempo), povos indígenas e trabalhadores da saúde.

Na fase 2, a partir de 11 de maio, serão vacinados os idosos com 60 anos ou mais e os professores das escolas públicas e privadas.

A fase 3 começa em 9 de junho e atenderá pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros (urbano e de longo curso), caminhoneiros, portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Atualização da carteirinha

Com exceção da vacina contra a Covid-19, que neste momento deve ser priorizada, o imunizante contra a Influenza pode ser aplicado simultaneamente com qualquer outra vacina do Plano Nacional de Imunização.

Dessa forma, a SMS disponibilizará à população a possibilidade de atualizar a Caderneta de Vacinação com outras vacinas (poliomielite, sarampo, pentavalente, febre amarela e rotavírus) do Calendário Nacional para os grupos prioritários.

Vale lembrar que pessoas com Covid-19 ou que tiveram alta da infecção há menos de 28 dias, bem como quem tomou a vacina contra a Covid-19 há menos de 14 dias ou tem a segunda dose agendada em menos de 14 dias, não poderão tomar a vacina contra a Influenza, devendo aguardar um intervalo maior.

Serviço

Campanha Municipal de Vacinação Contra Influenza 2021

De segunda a sexta, das 8h às 17h
Os postos para vacinação contra a gripe estão montados exclusivamente em escolas e equipamentos de ensino. Clique aqui para acessar os endereços.

http://www.capital.sp.gov.br/noticia/capital-inicia-vacinacao-contra-o-virus-influenza

By SANTANA

SANTANA - Jornalista / Bacharel em Ciência Política / Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia da Segurança Pública

Deixe um comentário