• ter. mar 19th, 2024

Telha solar de grafeno pode tornar residência autossuficiente e durar 80 anos

Rafael Pires Jenei

Uma telha solar de grafeno é a nova criação da Telite, capaz de tornar as residências autossuficientes e com uma grande duração de 80 anos.

De acordo com Retto, cada telha solar de grafeno da empresa deverá ser vendida no Brasil por R$ 140 a R$ 150.

Apesar do valor alto, apenas quatro unidades são suficientes para abastecer uma residência média durante o período de um mês, gerando até 30 KW.

Telha solar de grafeno é desenvolvida em PEAD

A telha de grafeno é desenvolvida em polietileno de alta densidade (PEAD), um polímero da família das poliolefinas.

As propriedades mecânicas e térmicas do PEAD permitem que essa material não só atenda segmentos de infraestrutura com alta durabilidade, como também haja uma maior facilidade na instalação.

Além disso, as telhas são resistentes a alta temperaturas, à tensão, compressão e a tração e são impermeáveis.

O grafeno é capaz de gerar energia mesmo quando o tempo está chuvoso e nublado, sendo um dos principais atrativos do material.

Cada telha pesa aproximadamente 7 kg e medem pouco mais de 2 metros de comprimento, apesar de contar com um custo 40% menos que os painéis solares tradicionais.

Testes com a telha

Os primeiros testes com a nova telha solar de grafeno serão realizados em duas casas, uma na região Sudeste e outra na região Sul do Brasil.

“Estamos em fase de certificação no Inmetro e a ideia é ter regiões diferentes, com climas distintos, para comprovar nossos testes de mais de quatro anos. A partir dessa validação, começa o processo de vendas para o público e, depois de seis meses, devemos iniciar a produção em massa”

Leonardo Retto

Já na Califórnia, nos Estados Unidos, os telhados de grafeno deverão ser instalados em um condomínio ecológico de luxo.

A Telite afirmou que a camada de grafeno pode ser aplicada em qualquer telha, e por isso também poderá ser instalada em grandes áreas, não se limitando apenas a casas.


Fonte: Ciclo Vivo e Telite

https://engenhariahoje.com/sustentabilidade/telha-solar-de-grafeno-pode-tornar-residencia-autossuficiente-e-durar-80-anos/?fbclid=IwAR0S0gExoS797ImwGIhYgugQWOjLwwGHz_LvFQBZsbH0H4XoTAYG-haZVc8

By SANTANA

Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário

Verified by MonsterInsights