• ter. abr 23rd, 2024

PMB NOTÍCIAS

Tudo que você precisa saber, agora ao seu alcance.

EMPRESA DESENVOLVE “TAPETE SOLAR” QUE VAI BOIAR EM ALTO MAR NA EUROPA PARA GERAR ENERGIA LIMPA
POR: WELLITON

A busca por fontes de energia renováveis tem impulsionado diferentes projetos de captação de energia solar por todo o mundo, entre eles o de usinas solares flutuantes.

Normalmente, esse tipo de instalação é feito sobre as águas de lagos ou represas, mas agora o projeto de uma empresa holandesa pretende levar os painéis solares para alto mar.

A empresa SolarDuck criou o que batizaram de “tapete solar”, que nada mais é do que uma usina solar instalada sobre uma estrutura flutuante triangular e ancorada ao fundo do mar.

Dessa forma, é possível manter os módulos fotovoltaicos secos e protegidos enquanto “flutuam” alguns metros sobre as ondas do oceano, captando e transformando a luz do sol em energia elétrica limpa.

O projeto piloto com 500 kilowatts de potência-pico está em fase final de testes e deve ser colocado em operação até o fim deste ano nas águas do Mar do Norte, na costa da Bélgica.

Segundo os responsáveis, o objetivo é testar a operação da tecnologia sob as condições adversas do oceano, como ondas, ventos fortes e salinidade, a fim de ajustá-la para uso comercial no futuro – o que pode acontecer muito em breve, já que a empresa espera obter dados suficientes que viabilizem a comercialização da tecnologia já a partir de 2023.

Os projetos de energia solar flutuante apresentam várias vantagens diante das instalações em terra e ganham cada vez mais espaço em países com foco na sustentabilidade ambiental.

No Brasil, por exemplo, diversas dessas instalações já se encontram em operação, a mais famosa delas sendo a usina solar flutuante no reservatório de Sobradinho, na Bahia, inaugurada em 2019.

Junto aos projetos em terra e instalações de telhados solares, a energia fotovoltaica já representa a terceira maior fonte da matriz elétrica no país e uma das mais promissoras para descarbonizar a matriz energética brasileira.

Fonte: The Greenest Post

By SANTANA

Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário

Verified by MonsterInsights