Aula conjunta sobre o tema Saúde Mental

No mês de Setembro, em que se alude a promoção da vida e prevenção ao suicídio, e em razão da especial gravidade do tema no meio policial militar, na tarde desta quinta-feira, 23/09/2021, compareceram à Academia de Polícia Miliar a Major Denise Alves Riambau Gomes, o Capitão Thiago Fernando Vasconcelos Freire e a Capitã Rachel Montagner, no intuito de ministrar aula conjunta sobre o tema “Saúde Mental”. O evento contou com a participação de todos os Alunos-Oficiais, discentes do Curso Superior de Polícia Militar de 2021/2022, tendo sido realizado no auditório da Academia de Polícia Coronel Hélio Moro Mariante.
A primeira a utilizar da palavra foi a Capitã Rachel, com exposição acerca dos fatores estressores da profissão policial militar e da carreira de Oficial da corporação. A sessão da Capitã contou com grande interação do corpo de alunos, demonstrando a perfeita compreensão da atividade por parte dos futuros Oficiais da Corporação, como também o grande interesse com relação ao tema.

Aula conjunta sobre saúde mental

Ato contínuo, o Capitão Freire ministrou instrução acerca dos transtornos mentais mais relevantes para a Brigada Militar, com base em dados colhidos de diagnósticos, internações, causas de afastamento do serviço ativo e motivos declinados para a reforma de militares estaduais. A exposição do Capitão Médico evidenciou que os transtornos mentais com maior incidência nos quadros da Brigada Militar são aqueles decorrentes de transtornos depressivos, seguidos de transtornos bipolares e de transtornos de ansiedade.
Por fim, Major Denise realizou exposição técnica voltada diretamente ao suicídio, ponto crítico nas forças de segurança pública de todo o país. Em sua fala, a Major explicitou a gravidade do tema com base em estatísticas colhidas no intervalo de 2005-2014, as quais foram compiladas e resultaram em publicação promovida em revista de prestígio internacional. Ao final de sua exposição, a Major Denise apresentou projetos realizados pela Corporação com o intuito de prevenir e detectar casos de vulnerabilidade em seus quadros, encerrando sua palestra com a apresentação do Programa Anjos.
Ao final do evento, os Alunos-Oficiais Thiele, Nunes e Tocafundo teceram algumas palavras de agradecimento aos palestrantes, entregando-lhes o certificado relacionado à instrução, como também o presente de agradecimento padrão do CSPM 2021/2022.

FONTE: BRIGADA MILITAR

https://correiobrigadiano.com.br/2021/09/saude-mental-na-profissao-policial-militar/?fbclid=IwAR0oUNX_H2nBzLIb6ACh8QwEqDlrI3Wz7RFuCWscQ_TdDCEckSPSD4CCPBY

By SANTANA

SANTANA - Jornalista / Bacharel em Ciência Política / Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia da Segurança Pública

Deixe um comentário