• sex. abr 19th, 2024

PMB NOTÍCIAS

Tudo que você precisa saber, agora ao seu alcance.

Polícia Federal prende envolvidos por invasão de celular do Ministro Sergio Moro

“As investigações seguem para que sejam apuradas todas as circunstâncias dos crimes praticados”, afirmou a PF.

Polícia Federal (PF) lançou a Operação Spoofing, nesta terça-feira (23), cujos alvos são suspeitos de envolvimento na invasão do celular do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

As prisões e buscas são de supostos hackers ou de pessoas que teriam atuado em conjunto com eles. A ação foi determinada pelo juiz da 10ª Vara Federal de Brasília, Vallisney de Souza Oliveira.

A PF cumpre quatro mandados de prisão temporária e sete de busca e apreensão em São Paulo, em Araraquara e Ribeirão Preto.

“As investigações seguem para que sejam apuradas todas as circunstâncias dos crimes praticados”, informou a PF, segundo o jornal Estadão.

Os investigadores estão colhendo indícios sobre a autoria, sobre quem teve acesso de forma ilegal a conversas privadas do ministro e sobre o método utilizado pelos hackers.

site G1 apresentou a íntegra da nota divulgada pela Polícia Federal:

“A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje (23/07), a Operação spoofing com o objetivo de desarticular organização criminosa que praticava crimes cibernéticos.

Foram cumpridas onze ordens judiciais, sendo sete Mandados de Busca e Apreensão e quatro Mandados de Prisão Temporária, nas cidades de São Paulo/SP, Araraquara/SP e Ribeirão Preto/SP.

As investigações seguem para que sejam apuradas todas as circunstâncias dos crimes praticados.

As informações se restringem às divulgadas na presente nota.

Spoofing é um tipo de falsificação tecnológica que procura enganar uma rede ou uma pessoa fazendo-a acreditar que a fonte de uma informação é confiável quando, na realidade, não é.

Comunicação Social da PF”

O que é spoofing, nome da operação da PF contra o hacker de Moro

O spoofing se tornou uma das práticas mais utilizadas por criminosos cibernéticos para obter acesso a aparelhos eletrônicos.

A Polícia Federal nomeou a operação lançada contra envolvidos na invasão do celular do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, como “spoofing”.

Mas você sabe o que o termo spoofing significa?

O termo spoofing vem do inglês, especificamente do termo “spoof” e originalmente significava apenas “fingir” ou “imitar” e não tinha uma conotação negativa, mas no jargão tecnológico, assumiu o significado de fazer falsificação, informa o site Host Midia.

Como explicou a empresa Avast“hackers podem fazer um spoofing de e-mail, enviando a você mensagens que pareçam vir de alguém em quem você confia como forma de fazê-lo fornecer dados sigilosos. Ou então eles podem realizar o spoofing de IP e DNS para tentar fazer com que sua rede direcione você para sites fraudulentos que vão infectar seu computador”.

spoofing também é utilizado para aplicar golpes no mercado financeiro e imobiliário. Em março de 2018, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) condenou pela primeira vez um investidor por spoofing, como informou a revista Exame.

Fontes: Renova Mídia / G1 / Exame / Estadão

https://luizsalatino.com.br/policia-federal-prende-envolvidos-por-invasao-de-celular-do-ministro-sergio-moro/?fbclid=IwAR2DASHJlRzhQn7CNqvusvfEVMMfoSYTtM8DVyZMXQvtsipGJQCDbke0vWU

By SANTANA

Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário

Verified by MonsterInsights