• dom. mar 3rd, 2024

Gripens começam a operar na próxima semana

BySANTANA

dez 17, 2022
Oito anos após compra, FAB começa a operar caças Gripen na próxima semana
Por Gabriel Centeno

A Força Aérea Brasileira (FAB) terá na próxima segunda-feira (19) um dos momentos mais importantes nos seus mais de 80 anos de história. Será realizada, na Base Aérea de Anápolis (BAAN), a cerimônia de início das operações com o caça Saab F-39 Gripen. O evento ocorre oito anos após a aquisição de 36 aeronaves. 

A solenidade marca uma nova era na Aviação de Caça da FAB, que terá em operação o avião de combate multimissão mais moderno e capaz da América do Sul. As duas primeiras de quatro aeronaves operacionais já estão na BAAN há duas semanas.

Caça Saab F-39E Gripen decolando de Navegantes (SC) em setembro de 2022.
Caça Saab F-39E Gripen decolando de Navegantes (SC) em setembro de 2022. O FAB 4104 é um dos Gripens que pousaram nesta manhã em Anápolis. Foto: Saab/Divulgação.

Conforme nota da Aeronáutica“a entrada em serviço significa um importante salto qualitativo e tecnológico, representando alguns recursos embarcados inéditos para a Força Aérea Brasileira. Futuramente, a FAB será pioneira na operação da versão de dois assentos, o Gripen F, desenvolvido conjuntamente pelo Brasil e pela Suécia.”

Em dezembro de 2013 o Comando da Aeronáutica anunciou o então Saab Gripen NG (atual Gripen E) como vencedor do Projeto FX-2. O modelo sueco, ainda em desenvolvimento, superou o Boeing F/A-18 Super Hornet norte-americano e o francês Dassault Rafale, ambos já em operação. 

Em 24 de outubro de 2014, a FAB assinou o contrato para a compra de 36 Gripen NG, sendo 28 da versão de um lugar (F-39E) e oito da versão com dois assentos (F-39F), esta última adquirida exclusivamente pelo Brasil. 

O primeiro Gripen Brasileiro, o FAB 4100, ainda com sua primeira adesivagem. Foto: SAAB.
O primeiro Gripen Brasileiro, o FAB 4100, ainda com sua primeira adesivagem. Foto: SAAB.

Em 2019 voava o primeiro Gripen brasileiro, de matrícula FAB 4100. A aeronave chegou ao país em setembro de 2020 e desde então é usada na campanha de testes e certificação. Este trabalho é parte do acordo de Transferência de Tecnologia, onde engenheiros brasileiros participam do desenvolvimento do caça supersônico, atuando ao lado dos colegas suecos

Em 2022 chegaram os primeiros jatos operacionais, ou seja, destinados ao serviço ativo para defesa aérea nacional. Entregues em duplas, os FAB 4101 e 02 desembarcaram em Navegantes (SC) em abril, cinco meses após a entrega na Suécia. Em setembro foi a vez dos F-39 4103 e 4104, que foram para a BAAN dois meses depois. 

Ao contrário do que muitos acreditam, o JAS-39E (como o F-39 é chamado na Suécia) não é apenas uma atualização das versões anteriores do Gripen, chamadas de Legacy. Além de ser maior, o Gripen E transporta mais armas, voa mais longe e mais rápido e incorpora as mesmas tecnologias encontradas em caças de 5ª geração. É um novo avião.

Gripen capacete display tela WAD AEL Porto Alegre
Capacete TARGO II e o display panorâmico sensível ao toque são produzidos em Porto Alegre. Foto: Gilmar Gomes – AEL Sistemas.

“O F-39 Gripen é reconhecido pela eficiência, baixo custo de operação, elevada disponibilidade e capacidade tecnológica avançada”, afirma a FAB. Um dos destaques da nova aeronave é a tela panorâmica sensível ao toque, chamada de Wide Area Display. O instrumento foi desenvolvido no Brasil pela AEL Sistemas, de Porto Alegre (RS), e também será incorporado aos aviões destinados à Força Aérea Sueca, que adquiriu 60 unidades. 

Em 22 de abril deste ano a FAB incorporou os dois primeiros Gripens operacionais. Durante a cerimônia, o Comandante da Aeronáutica Tenente Brigadeiro Baptista Jr., anunciou que a Força Aérea recebeu autorização para a compra de mais quatro Gripens, o que permitirá a instalação da aeronave em uma segunda base aérea, ainda a ser definida. Ao mesmo tempo já se negocia um 2º lote com 26 aviões. 

Novo Cronograma do Saab F-39 Gripen para a FAB
Cronograma de entrega dos caças Gripen para a FAB, apresentado em maio de 2022. Imagem: Força Aérea Brasileira.

https://www.aeroflap.com.br/oito-anos-apos-compra-fab-comeca-operar-cacas-gripen-na-proxima-semana/?fbclid=IwAR31OexwfHv1ekC4zf0Z-svJp4M2m_dhXDam0NWHm8egQMV-ZAnMZREHdeM

By SANTANA

Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário

Verified by MonsterInsights