• qui. abr 25th, 2024

PMB NOTÍCIAS

Tudo que você precisa saber, agora ao seu alcance.

GCM BURI ADQUIRE EQUIPAMENTO ETILÔMETRO

BySANTANA

mar 9, 2022

O etilômetro, mais conhecido como bafômetro, é o dispositivo aplicado na medição do nível de alcoolemia no organismo dos condutores. Esse tipo de equipamento é utilizado em fiscalizações, em que se busca identificar condutores que estejam dirigindo mesmo após terem ingerido bebida alcóolica.

A fiscalização nesse sentido é de grande importância considerando o alto número de acidentes causados por ingestão de álcool. Os benefícios da utilização do equipamento no trânsito são inúmeros, porém, o principal é a sensação de segurança gerada aos próprios motoristas, já que um condutor embriagado pode causar um acidente e afetar outros condutores inocentes à situação.

Entretanto, quando os acidentes acabam acontecendo, a ferramenta entra em ação para constatar a embriaguez do causador do acidente, dessa forma, gerando menos impunidade aos condutores irresponsáveis. Segundo o Comandante da GCM, Rodrigo Mariano – “A fiscalização de alcoolemia é uma ferramenta essencial para a prevenção de acidentes, gerando segurança a todas as pessoas.

É uma melhoria até mesmo para quem está sendo fiscalizado, porque se não tiver nada de errado, ela vai embora mais rápido”, explicou. Vale lembrar que: o artigo do 165-A do Código de Trânsito Brasileiro só classifica a recusa como infração na realização de qualquer tipo de teste de comprovação de alcoolemia.

Quando se nega a realizar os testes, o condutor comete infração gravíssima, gerando multa no valor de R$ 293,47, multiplicado por 10, suspensão da CNH e retenção do veículo. A penalidade por não fazer nenhum dos três testes, dessa forma, é equivalente à penalidade aplicada na identificação de índices alcóolicos no organismo do condutor.

EM CASO DE EMERGÊNCIA – LIGUE 153

By SANTANA

Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário

Verified by MonsterInsights