• 29 de novembro de 2022 21:00

PMB NOTÍCIAS

Notícias, Política e Atualidades

FedNow: “PIX” dos EUA ganha data de lançamento

Por Henrique

Em anúncio publicado na última segunda-feira (29), o Banco Central dos EUA revelou a data de lançamento do chamado FedNow, um serviço para pagamentos instantâneos, assim como o PIX funciona no Brasil.

No momento, 120 organizações estão participando do programa de testes do FedNow, incluindo alguns gigantes como JP Morgan, Wells Fargo e Citi. Com isso, os EUA buscam se adequar ao mundo moderno que demanda transações rápidas e seguras.

Já a comunidade de criptomoedas está tentando entender como o novo sistema de pagamentos dos EUA afetará as criptomoedas. No momento, as mais afetadas podem ser as stablecoins, mesmo assim elas ainda parecem mais vantajosas em alguns cenários.

EUA revelam data de lançamento do FedNow, testes iniciam em setembro

Segundo o anúncio do Federal Reserve, os testes técnicos do FedNow começarão neste mês de setembro e mais de 120 organizações já estão participando do programa, incluindo os maiores nomes do setor bancário americano.

Funcionando como o PIX do Brasil, o FedNow promete transações instantâneas, sendo uma evolução do atual sistema chamado Pagamentos em Tempo Real (RTP). Com isso, os EUA estão modernizando seu sistema bancário, oferecendo melhores serviços a seus cidadãos.

“Os benefícios dos pagamentos instantâneos são cada vez mais importantes para consumidores e empresas, e a capacidade de fornecer esse serviço será fundamental para que as instituições financeiras permaneçam competitivas”, comentou Ken Montgomery do Fed.

Quanto a data de lançamento, o FedNow deve estar disponível para todos americanos em meados de 2023. Sendo mais exato, o Banco Central dos EUA cita uma data entre os meses de maio e julho do próximo ano.

O que o “PIX dos EUA” significa para as criptomoedas?

Para o Bitcoin, o novo sistema de pagamentos dos EUA não significada nada. Afinal, a maior força do BTC é o seu número finito de moedas, enquanto o dólar seguirá sendo impresso sem freio.

Portanto, as criptomoedas que podem ser mais afetadas são as stablecoins. Mesmo assim, estas permitem transações internacionais enquanto o FedNow só funcionará dentro dos EUA, onde stablecoins como USDT e USDC não são tão populares fora de exchanges.

Sendo assim, é improvável as criptomoedas sejam afetadas de alguma forma. Entretanto, o lançamento do FedNow mostra que os EUA estão buscando se adequar ao mundo digital em que vivemos, sem deixar espaço para empresas privadas dominarem tal setor.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.

https://livecoins.com.br/fednow-pix-dos-eua-ganha-data-de-lancamento/

SANTANA

SANTANA - Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário