• ter. mar 19th, 2024

O experimento “Universo 25” é um dos experimentos mais aterrorizantes da história da ciência, que, por meio do comportamento de uma colônia de camundongos, é uma tentativa dos cientistas de explicar as sociedades humanas. A ideia do “Universo 25” surgiu do cientista americano John Calhoun, que criou um “mundo ideal” no qual centenas de ratos viveriam e se reproduziriam. Mais especificamente, Calhoun construiu o chamado “Paraíso dos Ratos”, um espaço especialmente projetado onde os roedores tinham abundância de comida e água, além de um amplo espaço para viver.

No início, ele colocou quatro pares de camundongos que em pouco tempo começaram a se reproduzir, resultando em um rápido crescimento populacional. No entanto, após 315 dias sua reprodução começou a diminuir significativamente. Quando o número de roedores chegou a 600, formou-se uma hierarquia entre eles e surgiram os chamados “desgraçados”. Os roedores maiores começaram a atacar o grupo, com o resultado que muitos machos começaram a “entrar em colapso” psicologicamente.

Como resultado, as fêmeas não se protegeram e, por sua vez, tornaram-se agressivas com seus filhotes. Com o passar do tempo, as fêmeas mostraram comportamentos cada vez mais agressivos, elementos de isolamento e falta de humor reprodutivo. Houve uma baixa taxa de natalidade e, ao mesmo tempo, um aumento da mortalidade em roedores mais jovens. Então, apareceu uma nova classe de roedores machos, os chamados “ratos bonitos”. Eles se recusaram a acasalar com as fêmeas ou a “lutar” por seu espaço. Tudo o que importava era comer e dormir. A certa altura, “belos machos” e “fêmeas isoladas” constituíam a maioria da população.

De acordo com Calhoun, a fase da morte consistia em duas fases: a “primeira morte” e a “segunda morte”. O primeiro foi caracterizado pela perda de propósito na vida além da mera existência – nenhum desejo de acasalar, criar jovens ou estabelecer um papel na sociedade. Com o passar do tempo, a mortalidade juvenil atingiu 100% e a reprodução chegou a zero. Entre os camundongos ameaçados, a homossexualidade foi observada e, ao mesmo tempo, o canibalismo aumentou, apesar de haver fartura de comida.

Dois anos após o início do experimento, nasceu o último bebê da colônia. Em 1973, ele havia matado o último rato do Universo 25. John Calhoun repetiu o mesmo experimento mais 25 vezes, e todas as vezes o resultado foi o mesmo.O trabalho científico de Calhoun tem sido usado como um modelo para interpretar o colapso social, e sua pesquisa serve como um ponto focal para o estudo da sociologia urbana.Atualmente, estamos testemunhando paralelos diretos na sociedade de hoje … homens fracos e feminizados com pouca ou nenhuma habilidade e nenhum instinto de proteção, e mulheres excessivamente agitadas e agressivas sem instintos maternos.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=10226043966229531&set=pcb.10226043968149579

By SANTANA

Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário

Verified by MonsterInsights