• qui. mar 28th, 2024
Cristais maciços de Júlio Verne são reais e estão localizados a 300 metros abaixo de um deserto mexicano
14 de fevereiro de 2022  Por JONAS ESTEFANSKI

Cristais tão pesados ​​quanto uma baleia e do tamanho de um prédio de 4 andares existem sob um deserto no México.

Lembra daqueles cristais maciços mencionados por Júlio Verne em seu livro Viagem ao Centro da Terra? Bem, acontece que eles são reais.

No atual México, sob o deserto de Chihuahua, há cristais de selenita tão altos quanto um prédio de 4 andares e tão pesados ​​quanto uma baleia.

A origem exata dos cristais maciços permanece um mistério, assim como a existência de organismos antigos embutidos nos cristais, geneticamente distantes de qualquer micróbio vivo conhecido na Terra.


Quando Júlio Verne escreveu Viagem ao Centro da Terra, ele falou de algo que pode muito bem ter parecido impensável: uma caverna cujas paredes estavam cobertas de cristais de tamanhos delirantes, muito maiores que um ser humano e ainda maiores que um edifício.

Pensava-se que isso não passava de ficção científica há anos. Afinal, como a natureza poderia produzir algo assim? Naquela época, a ideia de Verne era tão fictícia quanto o mundo das feras pré-históricas que os personagens descritos em seu livro acabariam encontrando em sua incrível Jornada.

No entanto, o que Verne não poderia imaginar na época, é que o que ele estava descrevendo em seu best-seller era, de fato, uma realidade que existia do outro lado do mundo. Sua caverna de maravilhas existe no atual México.

A Mina Naica e a Caverna dos Cristais

Uma imagem de um "flutuador" de cristal de selenito transparente da Mina de Naica.  Crédito de imagem: Rob Lavinsky / Wikimedia Commons.
Uma imagem de um “flutuador” de cristal de selenito transparente da Mina de Naica. Crédito de imagem: Rob Lavinsky / Wikimedia Commons.

Cento e trinta e seis anos se passaram desde que o livro foi publicado até que os irmãos Juan e Pedro Sanchez descobriram a chamada Caverna dos Cristais ( Cueva de Los Cristales ) em abril de 2000. Eles estavam perfurando a mina quando encontraram, por acidente, uma maravilha da natureza. Eles encontraram uma gigantesca coleção de cristais dentro da caverna cuja beleza e tamanho palavras não poderiam descrever.

Através de túneis e fendas, chegaram a um lugar que quase parecia ter sido produzido pela imaginação de Verne, e o que havia lá superou qualquer expectativa. Os cristais dentro da caverna não eram do tamanho de uma pessoa e, de fato, era inútil compará-los com uma pessoa devido ao seu tamanho.

Alguns dos cristais gigantes eram do tamanho de um prédio de quatro andares. Outros cresceram em largura, engrossando até quatro metros de diâmetro.

O maior cristal descoberto até hoje mede 12 metros de comprimento, 4 metros de diâmetro e pesa mais de 55 toneladas, semelhante ao de uma grande baleia.

Dentro da caverna, a magia existe. Não é apenas imaginação. É uma realidade que poucos outros além de Verne poderiam ter sonhado. Os cristais jorram das paredes da caverna em todas as direções, criando a floresta de geometrias transparentes que Verne descreveu em seu livro há mais de 100 anos.

A localização das cavernas da Espada e do Cristal representadas em um mapa.  Crédito da imagem: Wikimedia Commons / Albert Vila.
A localização das cavernas da Espada e do Cristal está representada em um mapa. Crédito da imagem: Wikimedia Commons / Albert Vila.

Mina Naica e sua caverna de cristal são uma verdadeira maravilha da geologia. A caverna e seu conteúdo podem soar como algo que pode existir apenas em alguns dos melhores livros de ficção científica que já foram escritos, mas a ciência e a ficção não estão longe da ciência e da realidade.

Embora a caverna tenha sido encontrada há 20 anos, ela permanece em grande parte inexplorada. A partir de 2015, a caverna não é mais acessível desde que a mina foi inundada novamente, e a caverna se encheu mais uma vez com a água rica em minerais necessários para o crescimento dos cristais.

Naica está localizada em uma antiga falha acima de uma câmara de magma subterrânea que existe cerca de 5 quilômetros abaixo da caverna mais baixa, a caverna dos cristais. Existem outras cavernas acima da caverna dos cristais.

A Caverna dos Cristais é uma cavidade em forma de ferradura em calcário. Seu piso é coberto com blocos cristalinos perfeitamente facetados. Feixes de cristal gigantescos se projetam tanto dos blocos quanto do chão. Os cristais foram encontrados para se deteriorar no ar. É por isso que o Projeto Naica tentou documentar os cristais antes que eles se deteriorassem ainda mais visualmente. Para conservar esta maravilha da natureza, a caverna foi inundada novamente.

Além da enorme caverna de cristais, outras cavernas, embora muito menores, também foram descobertas em 2000. Até agora, sabemos da Caverna dos Cristais, da Caverna das Espadas, da Caverna do Olho da Rainha e da Caverna das Velas. Além disso, outra câmara foi encontrada em um projeto de perfuração em 2009. A nova caverna, chamada Ice Palace , tem 150 metros de profundidade e não é inundada, mas suas formações cristalinas são bem menores, com pequenas formações de “couve-flor” e cristais semelhantes a fios.

A caverna das espadas está localizada a uma profundidade de cerca de 120, acima da caverna dos cristais. Embora também apresente cristais impressionantes, estes são muito menores do que os exemplos maciços encontrados 150 metros abaixo da superfície. Os cientistas dizem que os cristais dentro da caverna das espadas são muito menores porque, nesse nível, as temperaturas de transição podem ter caído muito mais rapidamente, o que fez com que os cristais parassem de crescer. A temperatura era muito mais quente na caverna de cristais.

A coisa mais próxima da vida alienígena

Além dos belos e maciços cristais de Naica, os cientistas que se aventuraram na caverna para estudar os cristais ficaram perplexos depois de descobrir organismos que não estão relacionados a nada nos bancos de dados genéticos conhecidos.

A Dra. Penelope Boston , espeleóloga e geomicrobióloga especialista em  organismos extremófilos , colheu amostras de alguns dos cristais para ver se continham alguma forma de bactéria antiga encapsulada dentro deles.

Embora nenhum DNA de bactérias antigas tenha sido extraído, foi relatado na reunião de 2017 da Associação Americana para o Avanço da Ciência; pesquisadores descobriram bactérias dentro de inclusões embutidas em alguns dos cristais da caverna.

Os cientistas também relataram que, usando métodos estéreis, eles foram capazes de extrair e até reanimar os organismos, que se mostraram bastante estranhos para nós; os cientistas concluíram que os organismos não estavam intimamente relacionados com nada conhecido em bancos de dados genéticos, que jogam com os organismos estranhos a coisa mais próxima de alienígenas que encontramos até agora.

Conforme revelado pelos pesquisadores e com base na taxa de crescimento dos cristais, eles (organismos) provavelmente foram isolados nos bolsões de fluidos por entre 10.000 e 50.000 anos.

By SANTANA

Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário

Verified by MonsterInsights