• sex. abr 26th, 2024

PMB NOTÍCIAS

Tudo que você precisa saber, agora ao seu alcance.

App paga 5 dólares por dia para alcoólatras não beberem

BySANTANA

abr 15, 2022

Um novo aplicativo inteligente, ainda em fase de testes, busca uma abordagem no mínimo curiosa para que os alcoólatras possam diminuir o consumo de álcool e, posteriormente, parem de beber. A ideia é pagar US$ 5 por dia (cerca de R$ 23,50, na cotação atual) para que as pessoas fiquem sem consumir bebidas alcoólicas.

O valor não é pago em dinheiro, mas em vales, vouchers ou cartões-presente, que só podem ser gastos em determinados locais e com determinados produtos. Uma particularidade é que os valores só podem ser investidos em produtos que incentivem hábitos positivos, que os ajudem a deixar de ser alcoólatras.

Embasamento científico

A ideia de oferecer pequenas recompensas para alcoólatras e pessoas em recuperação de dependência de outras substâncias não é exatamente nova. Oferecer gratificações instantâneas pode ajudar a interromper o comportamento de dependência, já que os dois estímulos atuam na mesma área do cérebro.

Onde o aplicativo age

Psicóloga tratando um paciente
Uso do aplicativo deve ser realizado em conjunto com uma metodologia tradicional, como a psicoterapia. Crédito: Mix Tape/Shutterstock

De acordo com o cofundador da DynamiCare, David Gastfriend, todas as drogas de abuso, que é o caso do álcool, perturbam o centro de recompensa do cérebro. Por conta disso, segundo ele, tratamentos convencionais, como os programas de 12 passos, são menos eficientes do que a terapia digital.

Porém, segundo ele, o tratamento para alcoólatras em recuperação com a terapia digital deve ser acompanhado de tratamentos mais tradicionais, como a psicoterapia. Além disso, as recompensas só são pagas mediante a testes de bafômetros feitos com aparelhos conectados ao aplicativo via bluetooth.

Via: Futurism

https://olhardigital.com.br/2022/04/15/medicina-e-saude/app-paga-5-dolares-por-dia-para-alcoolatras-nao-beberem/?fbclid=IwAR1L501EZQQEC-ri5NaH9-xh750GFDCQTvR1XWQC5kASEO7CKQRm6YPLqfg

By SANTANA

Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário

Verified by MonsterInsights