• qua. mar 27th, 2024

A FORMAÇÃO DE PORTUGAL NA LUTA CONTRA OS MUÇULMANOS

O hoje território português foi, na antiguidade, parte do Império Romano, de onde herdamos boa parte nossa cultura. A partir do século 8, os muçulmanos (mouros), vindos da África, invadiram e dominaram a Península Ibérica em sua quase totalidade. Os povos ibéricos cristãos concentraram-se ao norte da península ibérica numa região conhecida como Reino das Astúrias e a partir dai passaram a lutar – por séculos- contra os invasores muçulmanos num processo que ficou conhecido como Guerra da Reconquista.

Durante essa guerra, a cidade do Porto foi retomada pelos cristãos. A partir de então, a região passou a ser chamada de Portucale, palavra composta de portus (do latim, “porto”) e kalos (do grego, “belo”), portanto, “Porto Belo”. Portucale foi um importante centro de expansão cristã. As terras retomadas dos muçulmanos a partir dali passaram a se chamar Terras Portucalenses ( região central do atual Portugal) mas os reinos de Leão e Castela (que formariam, futuramente, a Espanha) lideraram a organização da guerra, ficando Portucale sob controle desses reinos.

No final do século 11, com o início das cruzadas convocadas pelo papa Urbano 2o, a Guerra da Reconquista atraiu nobres de vários cantos da Europa, que chegavam à região para concluir a expansão cristã. Dom Henrique de Borgonha ( francês), sobrinho do papa, resolveu se arriscar na guerra da Península Ibérica. Depois de vitórias contra os muçulmanos acabou por ganhar em casamento dona Tareja filha do rei de Leão e Castela e pouco tempo depois recebeu as Terras Portucalenses(Condado Portucalense) .

Em 1128, d. Afonso Henriques, filho de Henrique de Borgonha, declarou a independência da região, que passou a se chamar reino de Portugal (1143), iniciando assim a dinastia de Borgonha, responsável pela centralização política do reino português: conseguiu o reconhecimento de sua soberania perante os outros reinos europeus e o papado, submeteu a nobreza dona de terras, criou impostos sobre o lucros dos mercadores, venceu e expulsou os muçulmanos do território português e anexou o Algarve (sul de Portugal). O reino português estava, enfim, formado.

Gostou desta história? Venham conhecer a História do Brasil de forma rápida, objetiva, didática, completa e bem ilustrada. Disponibilizamos o curso completo e gratuito de História do Brasil do período pré-colombiano aos dias atuais: São 15 vídeos ao todo. Confira o primeiro da playlist: https://www.youtube.com/watch?v=2jh67KYXKIc… Aproveitem e inscrevam-se em nosso canal no youtube. Vídeo novo toda semana!

https://www.facebook.com/photo/?fbid=453797693611562&set=gm.6071581659531209&idorvanity=4127901240565937

By SANTANA

Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário

Verified by MonsterInsights