A justiça russa decidiu multar o Google em 11 milhões de rublos, o que na cotação atual equivale a cerca de US$ 137 mil. Segundo as autoridades, a empresa está distribuindo “informações falsas” sobre a guerra na Ucrânia no YouTube.
A big tech foi considerada culpada de “cometer violações administrativas” e multada em 4 e 7 milhões de rublos em dois casos, informou o Tribunal Distrital de Moscou nesta quinta-feira (21). Por ora, a empresa ainda não comentou o caso.
Segundo as informações da agência de notícias local TASS, o tribunal relatou ainda que vídeos produzidos por ucranianos de grupos de extrema-direita estão disponíveis na plataforma.
Vale lembrar que a Rússia bloqueou outras redes sociais no país, incluindo Facebook e Instagram. O YouTube, embora sob pressão do governo, continua funcionando no país.
O órgão de vigilância de comunicações da Rússia já havia alertado que o Google seria multado se não retirasse o conteúdo do ar, o que faz parte da estratégia adotada pelos russos para controlar o fluxo de informação sobre o conflito na internet.
Via: Reuters