Paulo Freire se tornou patrono da educação brasileira através de uma lei sancionada pela ex-presidente Dilma Rousseff em 2012.
A deputada federal Caroline De Toni (PSL-SC) protocolou, nesta segunda-feira (29), na Câmara dos Deputados, um Projeto de Lei que visa retirar de Paulo Freire o título de patrono da educação brasileira.
Em vídeo publicado no Twitter, Caroline declarou:
“Nossa Constituição prevê o pluralismo de ideias e Paulo Freire não nos representa. […] Não podemos aceitar que a nossa educação seja pautada por um ideólogo marxista.”
A deputada do PSL ainda aproveitou para parabenizar o filósofo Olavo de Carvalhopor seu aniversário. Caroline foi aluna do professor no ano de 2006.
Confira o vídeo:
Paulo Freire passou a ser reconhecido como patrono da educação brasileira através da Lei nº 12.612, de abril de 2012.
Ainda nesta segunda-feira, como noticiou a RENOVA, o presidente da República, Jair Bolsonaro, se mostrou favorável ao movimento para alterar o titular do posto de patrono:
“Quem sabe nós temos uma patrona da educação, não mais um patrono muito chato. Não precisa falar quem é, que temos até o momento, que vai ser mudado. Estamos esperando alguém diferente.”