“As investigações seguem para que sejam apuradas todas as circunstâncias dos crimes praticados”, afirmou a PF.
A Polícia Federal (PF) lançou a Operação Spoofing, nesta terça-feira (23), cujos alvos são suspeitos de envolvimento na invasão do celular do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.
As prisões e buscas são de supostos hackers ou de pessoas que teriam atuado em conjunto com eles. A ação foi determinada pelo juiz da 10ª Vara Federal de Brasília, Vallisney de Souza Oliveira.
A PF cumpre quatro mandados de prisão temporária e sete de busca e apreensão em São Paulo, em Araraquara e Ribeirão Preto.
“As investigações seguem para que sejam apuradas todas as circunstâncias dos crimes praticados”, informou a PF, segundo o jornal Estadão.
Os investigadores estão colhendo indícios sobre a autoria, sobre quem teve acesso de forma ilegal a conversas privadas do ministro e sobre o método utilizado pelos hackers.
O site G1 apresentou a íntegra da nota divulgada pela Polícia Federal:
“A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje (23/07), a Operação spoofing com o objetivo de desarticular organização criminosa que praticava crimes cibernéticos.
Foram cumpridas onze ordens judiciais, sendo sete Mandados de Busca e Apreensão e quatro Mandados de Prisão Temporária, nas cidades de São Paulo/SP, Araraquara/SP e Ribeirão Preto/SP.
As investigações seguem para que sejam apuradas todas as circunstâncias dos crimes praticados.
As informações se restringem às divulgadas na presente nota.
Spoofing é um tipo de falsificação tecnológica que procura enganar uma rede ou uma pessoa fazendo-a acreditar que a fonte de uma informação é confiável quando, na realidade, não é.
Comunicação Social da PF”
O que é spoofing, nome da operação da PF contra o hacker de Moro
O spoofing se tornou uma das práticas mais utilizadas por criminosos cibernéticos para obter acesso a aparelhos eletrônicos.
A Polícia Federal nomeou a operação lançada contra envolvidos na invasão do celular do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, como “spoofing”.
Mas você sabe o que o termo spoofing significa?
O termo spoofing vem do inglês, especificamente do termo “spoof” e originalmente significava apenas “fingir” ou “imitar” e não tinha uma conotação negativa, mas no jargão tecnológico, assumiu o significado de fazer falsificação, informa o site Host Midia.
Como explicou a empresa Avast, “hackers podem fazer um spoofing de e-mail, enviando a você mensagens que pareçam vir de alguém em quem você confia como forma de fazê-lo fornecer dados sigilosos. Ou então eles podem realizar o spoofing de IP e DNS para tentar fazer com que sua rede direcione você para sites fraudulentos que vão infectar seu computador”.
O spoofing também é utilizado para aplicar golpes no mercado financeiro e imobiliário. Em março de 2018, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) condenou pela primeira vez um investidor por spoofing, como informou a revista Exame.
Fontes: Renova Mídia / G1 / Exame / Estadão