Instituto Bauducco® capacita 100 jovens em situação de vulnerabilidade para trabalhar com panificação e fermentação natural
Por Daniel Froes
Natal sem Panettone Bauducco® não é Natal, não é mesmo? E foi a partir do produto que hoje é o símbolo do Natal que a empresa se inspirou para criar o Instituto Bauducco®, para o ensino de panificação e fermentação natural a jovens da região dos Pimentas, em Guarulhos (SP), próximo a uma das principais fábricas da Bauducco®.
Desde a implantação do programa, 100 jovens entraram no mercado de trabalho. O projeto dura, aproximadamente, 5 meses e, a cada curso, 20 participantes vivenciam oficinas e experiências para ajudá-los na formação.
De acordo com Paulo Cardamone, diretor de Sustentabilidade da Bauducco, no Instituto Bauducco®, a panificação é o ponto de partida para colocar a mão na massa e tirar os sonhos do forno.
“Há mais de 70 anos, a Bauducco® é muito conhecida por seus pães, torradas e Panettones. Esse projeto é muito importante para nós pois acreditamos no pão como ofício, artesania, história e elemento pedagógico. Ele é o caminho para promover a transformação social que queremos ver no mundo, gerando oportunidades de realização profissional e geração de renda”, conta Paulo.
Durante a formação, os alunos contam com professores convidados, entre eles, o mestre em Panificação Rogério Shimura, que desenvolveu o cardápio da nova Loja Bauducco® Fermentação Natural, local em que alguns jovens, depois de formados, iniciaram a sua carreira como assistentes de panificação.
Um pouquinho de história
Em 1952, Carlo Bauducco trouxe um ingrediente especial da Itália: a Massa Madre, utilizada há mais de 70 anos nos produtos de Fermentação Natural da Bauducco®.
A Massa Madre é um fermento vivo alimentado diariamente com farinha, água, ar e muito carinho, dentro de um berçário. Esse processo garante mais sabor, aroma e maciez para o Bauducco® Panettone, Chocottone®, Pães, Bisnaguinha, Torradas, Colombas Pascal® e Chocolombas®.