• 26 de setembro de 2022 03:15

Conheça a importância das balizas de emergência para o serviço de Busca e Salvamento

BySANTANA

ago 9, 2022 ,
Os proprietários de aeronaves e embarcações que possuem balizas de emergência 406MHz (ELT e EPIRB) ou localizadores pessoais (PLB) devem registrar seu equipamento no INFOSAR, sistema do Comando da Aeronáutica destinado ao cadastro de balizas de emergência. 
Quando a baliza encontra-se registrada, é possível identificar a natureza do sinal transmitido e agilizar o envio dos recursos de salvamento. Por meio de sistema INFOSAR, o usuário faz o cadastro, atualiza informações e visualiza todos os dados de suas balizas.
Ao serem acionados – em casos de acidentes aéreos ou marítimos – as balizas emitem sinais de alertas captados por satélites que são enviados ao Centro Brasileiro de Controle de Missão (BRMCC), localizado no Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), em Brasília (DF), e repassados aos Centros de Coordenação de Salvamento Aeronáuticos (ARCC), situados em Brasília (DF), Curitiba (PR), Recife (PE) e Manaus (AM) – e/ou Marítimo (SALVAMAR).
“A rapidez na distribuição e na precisão das informações dos alertas, oriundos de aeronaves ou embarcações, que são recebidos pelo sistema COSPAS-SARSAT, são determinantes para que os Centros de Coordenação e Salvamento cumpram a sua missão e possam localizar e resgatar os sobreviventes o mais rápido possível”, reforça o Major Aviador Bruno Vieira Passos , Chefe da Divisão de Busca e Salvamento do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
O DECEA tem priorizado o trabalho de conscientização através de campanhas de divulgação para destacar a importância do registro das balizas pelos proprietários de aeronaves e embarcações.

 
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Denise Fontes (RJ 25254 JP)
Fotos: Luiz Eduardo Perez (RJ 201930 RF)
Arte: Aline Prete

https://www.decea.mil.br/?i=midia-e-informacao&p=pg_noticia&materia=conheca-a-importancia-das-balizas-de-emergencia-para-o-servico-de-busca-e-salvamento&fbclid=IwAR2wCSQwXE-gUBGfI-5j7l7f0FqMYl02arBDifE9FetguxliQXUd5fizbBM

SANTANA

SANTANA - Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário