Histórico! Brasil leva ouro, prata e bronze na Olimpíada Internacional de Matemática
POR GABRIEL PIETRO
O Brasil ganhou 2 medalhas de ouro, 1 de prata e 2 de bronze na 63ª Olimpíada Internacional de Matemática, que aconteceu este ano em Oslo, na Noruega.
A competição, apelidada de “IMO”, é um dos maiores torneios de ciências exatas do mundo a nível estudantil.
Além das 5 medalhas, o Brasil ganhou uma menção honrosa. Os resultados foram anunciados na última quinta-feira (14).
Quem trouxe as medalhas de ouro para casa foram os estudantes Olavo Paschoal Longo, de São Paulo (SP), e Marcelo Machado Lage, de Belo Horizonte (MG).
O carioca Rodrigo Salgado Domingos Porto levou a prata, enquanto as medalhas de bronzes foram conquistadas por Eduardo Henrique Rodrigues do Nascimento, de Goiânia (GO), e Gabriel Cruz Vitale Torkomian, de São Paulo (SP).
Também tivemos uma menção honrosa para João Pedro Ramos Viana Costa, de Fortaleza (CE). A distinção é oferecida ao competidor que obteve um desempenho digno de reconhecimento e aplausos dos demais colegas.
Com o apoio dos professores Régis Prado Barbosa e Rafael Kazuhiro Miyazaki, a equipe conseguiu trazer resultados muito satisfatórios, como esperado.
Para Régis, esse desempenho é reflexo de muito treinamento, dedicação e amor à Matemática. “Estamos muito felizes com o desempenho, porque conseguir dois ouros no mesmo ano significa uma mudança de nível. Isso mostra que nossa preparação deu frutos. O objetivo é voar cada vez mais alto”, disse.
Em entrevista ao portal do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana, diretor-geral da entidade, também comemorou o resultado.
“Nossos representantes na IMO 2022 e a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que promove a participação do Brasil, estão de parabéns por este excelente resultado, que demonstra a força do talento matemático entre os nossos jovens!”, afirmou.
Processo de qualificação
A equipe brasileira que competiu na IMO foi selecionada a partir dos vencedores da 43ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que já é difícil e desafiadora por si só (quem fez, sabe do que eu estou falando).
Agora, além de serem os melhores estudantes de Matemática do nosso país, esses jovens se tornaram reconhecidos internacionalmente e trouxeram prestígio para o Brasil!
“A cada ano, a equipe termina com uma formação ainda mais sólida. Para melhorar nossos resultados, temos importantes apoios, inclusive do IMPA e da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), o que nos permite manter a matemática brasileira destacada a nível mundial”, comemorou Edmilson Luis Rodrigues Motta, coordenador acadêmico da OBM.
A Olimpíada Internacional de Matemática é super tradicional, e vem sendo realizada ano após ano desde 1959, premiando estudantes do Ensino Médio de mais de 100 países.
Até aqui, o Brasil já conquistou 152 medalhas – 13 de ouro, 53 de prata e 86 bronze (além de 35 menções honrosas).
Neste ano, 589 estudantes de 104 países participaram da IMO.
Fonte: IMPA