• qui. mar 28th, 2024

Prefeitura de Barueri entrega 150 viaturas para GCM e Demutran

BySANTANA

dez 5, 2019

Na manhã da quarta-feira (dia 4), uma importante cerimônia marcou a entrega oficial das novas viaturas às forças de segurança de Barueri. A nova frota é composta por 150 viaturas zero quilômetro, sendo 22 Hilux, destinadas ao Comando e Subcomando da Guarda, Romu (Ronda Ostensiva Municipal), Patrulhamento Tático Feminino, coordenadoria geral, inspetoria regional, comando de força e do canil, que é a nova modalidade de policiamento da Segurança. Há também 65 viaturas no modelo Oroch para a radiopatrulha. 

O Demutran ganhou 20 motos XRE de 300 cilindradas, 15 viaturas Amarok e 12 Oroch. A Guarda Ambiental também recebeu três viaturas Amarok e duas Oroch totalmente personalizadas. Já a Defesa Civil conta agora com dois resgates equipados no modelo Master, dois veículos Amarok e dois Oroch. 
Também foram apresentadas as quatro bases móveis, no modelo Master, que circularão pela cidade diariamente em pontos estratégicos garantindo a segurança nos bairros. 

De acordo com a secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, Regina Mesquita, o dia foi de conquista para a cidade. “Hoje, estamos renovando a frota e com ela, chegam algumas ferramentas que possibilitarão mais agilidade na luta contra o crime e também mais segurança para a população e para os guardas”, comentou, enfatizando o novo sistema de GPS que integra cada viatura. “Com isso, conseguimos localizar cada veículo em tempo real, e no caso de algum acidente ou incidente, o socorro chegará rapidamente”, completou. 
Isso porque todos os veículos são controlados pelo novo Centro Integrado de Monitoramento, que foi ampliado e reformulado para alcançar toda a cidade. Outra novidade é que agora toda viatura tem compartimento para o transporte de detidos, o famoso chiqueirinho, que antes só havia em alguns carros. As viaturas também possuem “luz de beco” que ilumina a lateral do veículo e ajuda no momento da abordagem em calçadas, além do chamado “quebra-mato” que é uma exclusividade de Barueri. 
Crimes em queda A nova aquisição só vem reforçar ainda mais a segurança da cidade que, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Estado de SP, tem diminuído cada vez mais o índice criminal. Na comparação de janeiro a outubro, de 2016 até agora, a cidade diminuiu mais de 25% dos crimes, alcançando o menor número da história de Barueri em relação a roubos de veículos, baixando quase 23% em relação ao ano passado e mais de 50% nos últimos três anos. Neste período houve também redução nos casos de homicídio doloso (-52%), roubo (-32%), furto (19%) e furto de veículo (18%). 
Emoção No início da cerimônia, o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, entregou uma homenagem ao guarda municipal aposentado Luciano Gomes Nogueira pelo tempo de serviço prestado à corporação e relembrou a carreira do pai. “O meu pai era soldado da Polícia Militar e em suas escalas trabalhava pelo menos duas noites por semana patrulhando a nossa cidade. Nós tínhamos muita preocupação com ele e, geralmente, íamos dormir pensando em sua segurança e nos riscos que corria. Assim é o trabalho de cada guarda municipal. Precisamos ter segurança para ter tranquilidade”, ressaltou Furlan.  

http://amigosdaguardacivil.blogspot.com/2019/12/prefeitura-de-barueri-entrega-150.html

By SANTANA

Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário

Verified by MonsterInsights