• qua. jan 22nd, 2025

SANTANA JLM

Tudo que você precisa saber, agora ao seu alcance.

Polícia Civil do DF descobre paradeiro do ‘Homem Pateta

BySANTANA JLM

jul 1, 2020

Suspeito de interpretar o personagem seria italiano e já teria sido preso no país europeu
Homem Pateta é a mais recente ameaça às crianças na internet Foto: Reprodução
Como parte das investigações envolvendo o chamado “Homem Pateta”, personagem que estaria estimulando o suicídio entre crianças, investigadores da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) conseguiram descobrir o paradeiro do autor das publicações.
Segundo a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), através de informações repassadas pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), o autor do perfil, identificado nas redes como Jonatan Galindo, seria italiano e já teria sido preso naquele país.
Além disso, a polícia identificou vários perfis com o Homem Pateta, que se aproximam de menores de idade no Facebook por meio de mensagens perturbadoras, podendo induzir ao suicídio. O primeiro deles foi criado na Europa, em 2017, com posts em espanhol.
Outro órgão que investiga o fato é o Ministério Público Federal (MPF). O pedido partiu do vice-presidente da Câmara Legislativa do DF, Rodrigo Delmasso (Republicanos), que solicitou ainda a retirada do conteúdo da internet e multa de R$ 1 milhão ao responsável.
O Facebook Brasil informou que também está ciente do caso e tomando providências. A conduta do Homem Pateta é considerada é crime no Brasil. De acordo com Lei nº 13.968, aprovada no ano passado, induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou a praticar automutilação pode gerar uma pena de 6 meses a 6 anos de prisão.
– Páginas falsas ou com conteúdos que incentivem a automutilação estão sujeitas à remoção. A rede social também disponibiliza o seu Portal para Mães e Pais, com dicas para o uso e segurança na internet – declarou o Facebook.

http://amigosdaguardacivil.blogspot.com/2020/06/policia-civil-do-df-descobre-paradeiro.html

By SANTANA JLM

Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Produtor Musical, Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário

Verified by MonsterInsights