• qui. abr 25th, 2024

PMB NOTÍCIAS

Tudo que você precisa saber, agora ao seu alcance.

Palhaços Sem Juízo: projeto do fórum de SP leva sorriso a crianças vítimas de crimes sexuais

BySANTANA

ago 18, 2019

As novas assistentes da juíza da 7ª Vara Criminal do Fórum de São Paulo chamam atenção de quem passa.
Sirena anda pelos corredores sóbrios do fórum da Barra Funda, o maior fórum criminal da América Latina, de chapéu, meias listradas até o joelho e vestido de bolinhas.
Sacura costuma usar um blazer xadrez vermelho e um chapéu feito de papel. No rosto, cada uma delas traz uma enorme bola vermelha em cima do nariz.
Sim. Sirena e Sacura são palhaças e se apresentam como assistentes da juíza Tatiane Moreira Lima.
A presença inusitada faz parte de um projeto piloto que tenta acolher crianças e adolescentes que são obrigadas a ir ao fórum para falar sobre um tema bastante doloroso: violência sexual.
Soraya Saide é a atriz por trás de Sirena que há 26 anos integra o projeto Doutores da Alegria, o grupo de palhaços que leva sorrisos para crianças em hospitais. Agora, ela resolveu levar essa experiência para os tribunais.
Sirena e Sacura não acompanham o depoimento das crianças que acontece em uma sala especial onde ficam apenas a criança que está depondo e uma psicóloga. Nem mesmo promotores e defensores podem entrar na sala e o depoimento é transmitido ao vivo.
É antes da audiência começar e depois que ela termina que as palhaças entram em ação.
O resultado tem agradado a juíza Tatiane.
Questionada se tribunal é lugar de palhaço, ela é didática. 
O projeto Palhaços Sem Juízo ainda é um piloto. No último mês foram 4 apresentações da dupla, todas nas quartas-feiras, dia em que as crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual vão prestar depoimento no fórum. Agora, o projeto vai ser avaliado pela juíza e as atrizes e depois disso pode ser firmado um convênio para manutenção do projeto.

http://amigosdaguardacivil.blogspot.com/2019/08/palhacos-sem-juizo-projeto-do-forum-de.html

By SANTANA

Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário

Verified by MonsterInsights