Governo vai reconstruir centro de lançamento de foguetes; projeto idealizado por Lula com a Ucrânia consumiu fortuna e acabou virando ruína
Por Hugo Marques
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações decidiu contratar empresa para realizar os projetos básico e executivo de construção do novo Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.
A recuperação da área de lançamento de foguetes deverá recompor as estruturas físicas do sítio da Alcântara Cyclone Space, empresa que operava o local.
O projeto do centro de lançamento de foguetes de Alcântara é mais um dos fracassos do governo petista de Lula e Dilma Rousseff. A Binacional Alcântara Cyclone Space foi criada por tratado entre Brasil e Ucrânia em 2003. Em 2015, no entanto, depois de consumir mais de 1 bilhão de reais em investimentos dos dois países, o negócio foi encerrado por Dilma.
O Ibama realizou no ano passado um relatório de visita ao sítio do Cyclone IV, que deverá servir de referência para o projeto de recuperação do local. No estudo, o Ibama anexa fotografias, mostrando o processo de degradação do que deveria ser o centro lançador de foguetes do Brasil.
O estudo do Ibama mostra galpões destruídos, veículos depredados, foguetes enferrujados no chão, áreas de depósitos alagadas e lixo jogado na área de preservação ambiental.
O governo não divulgou a estimativa de gastos para a recuperação de Alcântara, mas a área onde se encontram as construções a serem estudadas é de difícil acesso e deve ser realizada por meio de barcos. O Brasil assinou no ano passado acordo com os Estados Unidos, que permitirá aos americanos lançarem foguetes com satélites da base de Alcântara.