Número do Aliança pelo Brasil é referência a Bolsonaro ser o 38º presidente do Brasil
Anunciado na noite de quinta-feira para representar o Aliança pelo Brasil , partido que está sendo criado por Jair Bolsonaro, o número 38 é uma referência ao fato de ele ser o 38º presidente da República do Brasil.
A explicação foi dada ao GLOBO na noite desta sexta pelo senador Flávio Bolsonaro, escolhido vice-presidente da nova legenda . Além disso, o número é uma alusão ao calibre 38 de revólveres, simbolizando a defesa da agenda armamentista encampada pelo presidente e pelo partido.
A escolha reforça o caráter personalista da futura legenda, que é presidida pelo próprio Bolsonaro e tem dois dos seus filhos em cargos de comando. Em mensagem de áudio enviada ao GLOBO na noite desta sexta, o presidente deu a sua versão sobre a escolha:
— São poucos números que estão à disposição, tem os números repetidos, final 0… Sobrou 38, 44. Qualquer número que você vai pegar, vai ter uma conotação, tá? E qual a ideia do 38, que em comum acordo nós chegamos? É um número fácil de gravar, é essa a intenção apenas, tá ok? — disse Bolsonaro.
Eleito no ano passado, Bolsonaro faz questão de expor a informação de que é o 38º presidente do país na biografia de sua conta no Twitter . A ideia de adotar o número por conta da coincidência histórica já havia sido aventada por apoiadores na rede social nas últimas semanas, antes do anúncio oficial.
—O número escolhido é o 38. Acho que é um bom número, né? Não tinha muitas opções. O número 38 é um número mais fácil de gravar — disse Bolsonaro, em transmissão ao vivo na internet, sem explicar a motivação da escolha.
O programa do partido apresentado nesta quinta, em evento em um hotel de luxo em Brasília , diz que a legenda “se compromete a lutar incansavelmente até que todos os brasileiros possam ter plenamente garantido seu direito inalienável de possuir e portar armas, para sua defesa e a dos seus, bem como de sua propriedade e de sua liberdade.”
Parte do grupo envolvido na criação da legenda defendia que o número 80 representasse o Aliança. Em conversa observada pelo GLOBO na manhã desta quinta, o presidente Bolsonaro sinalizou que ainda não havia tomado a decisão a respeito, mas que tendia a escolher o 80.