• sex. abr 19th, 2024

PMB NOTÍCIAS

Tudo que você precisa saber, agora ao seu alcance.

‘Monumento precisa atualizar’, diz vencedor do Salão de Humor que retratou estátua da Justiça em círculos

Mineiro Evandro Luiz da Rocha levou prêmio principal da 46ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba com charge que critica atuação do Poder Judiciário brasileiro.

Por G1 Piracicaba e Região

Autor da obra que venceu o prêmio principal do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (SP) em 2019, o chargista mineiro Evandro Luiz da Rocha, de 47 anos, afirma que o trabalho busca refletir a ideia de que a Justiça brasileira, guiada pelos juízes, anda em círculos e não alcança a verdadeira razão de existir.

“Essa charge, na minha visão, desconstrói um pouco a ferramenta do juiz, que é o martelo, transforma ela em uma marreta de um pedreiro, e desconstrói também a espada, que virou uma bengala, distinguindo bastante a ideia do que é o judiciário e do que é a Justiça. Porque hoje em dia essa ferramenta, o martelo, está deixando essa Justiça ficar dando voltas e não deixa ela chegar em um lugar justo, no lugar que deveria chegar”.

“Parece que ela está em função de um poder que não olha para a população mesmo, para as coisas justas, que deveria ser olhado”, completou o artista.

Nascido em Divinópolis (MG), o artista mora na capital mineira, Belo Horizonte, onde trabalha em indústria. A inspiração para a obra, explica ele, surgiu ao caminhar pelas calçadas, notar o piso tátil e ligar esse fato ao símbolo do judiciário, manifestado na obra “A Justiça”, do escultor Alfredo Ceschiatti, posicionada em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.

“Uma interpretação aqui é a seguinte: esse nosso monumento, do Ceschiatti, está precisando de uma atualização porque essa aí não serve mais”, disse Rocha após receber o prêmio na noite deste sábado (10) durante cerimônia no Engenho Central.

Evandro Rocha venceu o prêmio principal do Salão Internacional de Humor de Piracicaba em 2019 — Foto: Rafael Bitencourt

Evandro Rocha venceu o prêmio principal do Salão Internacional de Humor de Piracicaba em 2019 — Foto: Rafael Bitencourt

Tiro certeiro

O chargista enviou obras para edições anteriores do salão e nunca tinha sido selecionado. Para este ano, no entanto, inscreveu apenas um trabalho. Segundo ele, isso ocorreu pela convicção de que era uma grande ideia. O resultado o encheu de felicidade.

“Nossa eu estou muito feliz, feliz demais. Estou passando uma época difícil, esse prêmio veio para alegrar meu coração mesmo e é um premio muito importante, a gente luta muito e sabe como e difícil conseguir”, resumiu.

Formado em teatro, Rocha conta que desenhar sempre foi uma paixão. “Sempre que tem salões eu tento participar, já fiz caricaturas publicadas em alguns livros. Sobreviver da arte é muito difícil, então assim, é uma luta constante para poder mostrar o nosso trabalho e graças a Deus tem os salões, tem esse salão aqui que é maravilhoso, que ajuda a promover o trabalho do artista”.

“Dessa vez mandei um trabalho só que era uma ideia que acreditava muito nela, já tava com ela há muito tempo, fomentando essa ideia, trabalhando essa ideia. Eu senti que era uma ideia boa, percebi isso”.

A premiação

Além do prêmio principal, que garante R$ 10 mil, Rocha venceu a categoria de charge e levou R$ 5 mil, valor que também foi entregue aos ganhadores dos demais segmentos. Confira aqui os trabalhos premiados.

A edição deste ano recebeu 2.781 trabalhos inscritos, que foram reduzidos a 449 escolhidos pelo júri de seleção e que compõem a mostra deste ano. Depois, o júri de premiação definiu os ganhadores.

Exposição

Aberta também neste sábado, a mostra com as 449 obras selecionadas tem visitação gratuita até 27 de outubro no Armazém 14 do Engenho Central. O local fica aberto de quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h e sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h.

https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2019/08/11/monumento-precisa-atualizar-diz-vencedor-do-salao-de-humor-que-retratou-estatua-da-justica-em-circulos.ghtml?fbclid=IwAR2pERdTLCznPCOFXJueA-Aoua0vnEyJYWv1bZ18EnKA6tzRkXFppzIzU6s

By SANTANA

Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário

Verified by MonsterInsights