• sex. abr 19th, 2024

PMB NOTÍCIAS

Tudo que você precisa saber, agora ao seu alcance.

Justiça permite que presos fiquem mais um mês em casa

BySANTANA

maio 15, 2020

Judiciário justificou medida pelos decreto estadual que prorrogou a quarentena contra Covid-19
Justiça do RJ optou por manter detentos em casa por mais um mês Foto: Pixabay
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), através da Vara de Execuções Penais (VEP), prorrogou até o dia 15 de junho a autorização para que detentos dos regimes aberto, semiaberto e condicional fiquem em casa. A medida anterior tinha validade até o dia 15 de maio.
A principal justificativa para a definição do prolongamento foi o decreto estadual, determinado pelo governador Wilson Witzel, que estendeu até o dia 31 de maio as medidas de combate à Covid-19.
Na decisão, também foi citada a Recomendação nº 62 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que indicou aos tribunais e magistrados a adoção de medidas preventivas no âmbito dos sistemas de justiça penal e socioeducativa.
A sentença, determinada pelo juiz Rafael Estrela, titular da VEP, também ampliou o prazo para apresentação em juízo das pessoas em cumprimento de penas restritivas de direitos (popularmente chamadas de alternativas) e suspensão da execução da pena.
Os presos com saída permitida por motivos terapêuticos também tiveram prorrogados, pelo mesmo período, o direito à permanecerem em suas residências.
Em nota, o TJRJ ainda informou que “caberá à Secretaria de Administração Penitenciária do Estado dar ciência aos apenados sobre a prorrogação, organizar o retorno ao fim do prazo e comunicar à VEP eventuais não regressos na data designada”.

http://amigosdaguardacivil.blogspot.com/2020/05/rj-justica-permite-que-presos-fiquem.html

By SANTANA

Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário

Verified by MonsterInsights