Por Fernando Valduga
A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, na manhã deste sábado (07), um avião de pequeno porte em voo irregular sobre o Mato Grosso.
A ação, planejada previamente com a Polícia Federal, teve início ainda na madrugada e envolveu aeronaves E-99 (Radar) e A-29 Super Tucano da FAB, além de todo o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA).
O avião foi escoltado até o pouso, a cerca de 180 quilômetros ao Sul de Cuiabá (MT), onde a Polícia Federal assumiu as ações.
A aeronave suspeita foi classificada como tráfego aéreo desconhecido, acompanhada pelo E-99 da FAB e, em seguida, pelo caça A-29, tudo sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).
Para tentar eliminar provas, os suspeitos teriam ateado fogo e fugido. Contudo, será realizada a perícia para confirmar a situação. Os pilotos fugiram, mas diligências estão sendo feitas na tentativa de capturá-los.
“É importante ressaltarmos a prontidão da FAB. Cumprimos todos os procedimentos da Defesa Aérea e tudo transcorreu perfeitamente”, disse o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araujo.
Além da Ciopaer e FAB, a ação de combate ao tráfico internacional de drogas contou com a Polícia Federal e o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) da Polícia Militar.
A ação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam, em conjunto, a FAB e Órgãos de segurança pública.
Fonte: SDAI, por Tenente Emília – Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Elias e Cavok Brasil