Estudo do ITA sobre o futuro das atividades aeroespaciais é aprovado no CAPES-BRAFITEC de 2023
Por Murilo Basseto
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) informa nessa quarta-feira, 4 de janeiro, que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) publicou o resultado final do edital do Programa CAPES-BRAFITEC (Brasil-France Ingénieur Technologie), que destina financiamento a projetos nacionais que serão realizados em parceria entre o Brasil e a França.
Entre os 25 estudos aprovados, está o apresentado pelo Instituto, que irá tratar sobre o futuro das atividades aeroespaciais no cenário mundial.
Com o projeto intitulado “Novos Horizontes Para Um Setor Aeroespacial Sustentável”, o coordenador brasileiro, professor doutor Flávio Luiz Cardoso Ribeiro, trabalhará diretamente com os parceiros franceses ISAE-SUPAERO e ISAE-ENSMA. Agora, com a aprovação, será desempenhado até o ano de 2025 o nível de Duplo Diploma de Graduação.
O reitor do ITA, professor doutor Anderson Ribeiro Correia, comemorou a notícia: “Localizadas em Toulouse e Poitiers, as nossas parceiras são as maiores referências em engenharia aeroespacial em toda a Europa e, unindo aos nossos conhecimentos, temos muito a somar para o futuro do setor”, celebrou.
O início das atividades está previsto para janeiro de 2023 com prazo de duração de quatro anos para os projetos. A implementação das bolsas deve ocorrer em março e setembro de cada ano de vigência dos projetos.
BRAFITEC
O Programa CAPES/BRAFITEC seleciona projetos conjuntos de pesquisa entre o Brasil e a França, nas áreas de Engenharia, em nível de graduação. O programa estimula o intercâmbio entre os países e incentiva a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos.
Informações do ITA e da CAPES