Mariana Bigolin é a primeira aluna do país a vencer competição internacional na área
POR DIEGO DA COSTA
A educação pública do Brasil está celebrando um fato inédito. A ex-aluna gaúcha Mariana Bigolin Groff, que se formou em 2018 na Escola Estadual Cardeal Roncalli, do município de Frederico Westphalen, conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Matemática da Ucrânia. Ela, que integra a equipe feminina que representou o Brasil na 8ª European Girls Mathematical Olympiad, foi premiada em cerimônia oficial de encerramento, na manhã desta sexta-feira (12), na cidade de Kiev. O evento, que começou no último domingo (7), contou com a participação de 196 meninas de mais de 50 países.
A estudante, que atingiu 31 dos 42 pontos possíveis nas provas, já foi medalha de bronze em 2017 e medalha de prata em 2018 na mesma competição.
Nara Bigolin, mãe de Mariana, relata a emoção pela conquista da filha: “ Ela é uma vencedora e todo movimento olímpico do Brasil também é. O êxito dela é um exemplo para que outras meninas também possam chegar lá. Estou muito emocionada”, afirma.
Mariana Bigolin Groff
Nascida em Porto Alegre, Mariana tem 17 anos e já ganhou 28 medalhas nacionais e cinco internacionais em olimpíadas. Além do hexacampeonato na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), ela acumula ainda medalhas nas áreas de Física, Astronomia, Química e Informática.
Confira o vídeo da premiação