• qua. abr 24th, 2024

PMB NOTÍCIAS

Tudo que você precisa saber, agora ao seu alcance.

DESEMBARQUE DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA EM SOLO ITALIANO

Deslocamento da FEB para Tarquínia

No dia 28 de julho de 1944, o Papa Pio XII recebeu em Roma, no Vaticano, a representação brasileira chefiada pelo General Zenóbio da Costa.

No dia seguinte, os destacamentos precursores e as turmas de estacionadores das unidades partiram de Nápoles para Tarquínia. Dois dias depois chegaram ao seu destino: estacionamento em Tarquínia.

No dia 31 de julho, foi criado o Consulado Geral do Brasil em Roma pelo Decreto Nr 16.247.

Em 1º de agosto, a tropa iniciou seu deslocamento para Tarquínia. O transporte dos militares até Litória, sudoeste de Roma, foi realizado pela ferrovia e, de lá, por caminhões até o seu destino final, Tarquínia. No dia seguinte, em Roma, o Papa Pio XII recebeu em audiência o General Mascarenhas de Moraes, acompanhado pelo embaixador brasileiro, Hildebrando Accioli.

Em 5 de agosto, a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (1ª DIE), representada pelo 1º Escalão da Força Expedicionária Brasileira (FEB) , foi incorporada às tropas aliadas.

O final do movimento para Tarquínia ocorreu em 4 de agosto. No dia seguinte toda a tropa do Escalão Avançado da 1ª DIE encontrava-se acampada em Tarquínia, onde recebeu armamentos e equipamentos.

A partir de então, a FEB estava oficialmente incorporada às tropas aliadas e, dentro de algumas semanas, passaria pelo seu batismo de fogo, que só terminaria em maio de 1945. Era o início de uma campanha gloriosa e vitoriosa, lutando pelos ideais de liberdade e de democracia.

.: Arquivo em pdf para impressãoFonte: Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) e Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército (CEPHiMEx)

http://www.eb.mil.br/web/noticias/fatos-historicos/-/asset_publisher/QKzf8DsobUm1/content/desembarque-da-forca-expedicionaria-brasileira-em-solo-italiano-edicao-03

By SANTANA

Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário

Verified by MonsterInsights