5 de agosto de 2021

PMB Notícias

Santana Jornalista

COMUNISTA Macron perde o controle e o caos revolucionário se alastra pela França

Por Paul Dijks [*]

Há muitos acontecimentos na França neste momento. O presidente Macron, que já contava com baixos índices de aprovação, no que parece ser uma tentativa de diminuir ainda mais sua popularidade, impôs um aumento de impostos sobre os preços do diesel já em alta na França.

O povo francês está indignado e, no sábado, começou os protestos do ‘Yellow Vest’. Muito possivelmente uma das maiores manifestações até hoje, pois estima-se que 300.000 a um milhão de pessoas estejam participando em todo o país.

Zangados com os altos preços dos combustíveis e com a recusa dos governantes de recuar nas taxas de combustível na segunda-feira, os manifestantes bloquearam o acesso aos depósitos de combustível e estão impedindo o tráfego nas principais estradas de toda a França.

O movimento ‘Yellow Vest’ começou nas redes sociais em outubro devido ao aumento dos preços de combustíveis este ano, particularmente do diesel. Culpa as muitas taxas implementadas nos últimos anos e a luta antipoluição.

Ele rapidamente se transformou em um protesto muito mais amplo a respeito da péssima gestão financeira sob o presidente Emmanuel Macron. Mais de 850.000 pessoas assinaram uma petição apoiando os ‘Yellow Vest’ e há centenas de páginas no Facebook incentivando a população a participar dos protestos.

O primeiro-ministro Edouard Philippe disse que o governo viu a ira do povo, mas na noite de domingo reiterou que manteria os impostos sobre combustíveis e que estes devem aumentar novamente em janeiro.

O índice de aprovação de Macron está abaixo de 25 por cento e continua caindo rapidamente.

[*] Paul Dijks. “Revolutionary scenes in France as Macron is losing control”. The Voice of Europe, 19 de Novembro de 2018.

Tradução: José Lima / http://tradutoresdedireita.org