• ter. jul 16th, 2024

PMB NOTÍCIAS

Tudo que você precisa saber, agora ao seu alcance.

Centenas de protestos contra o regime em Teerã depois que o Irã admite que abateu avião

BySANTANA

jan 11, 2020
https://youtu.be/7OImluE0yBQ

Houve protestos contra o regime iraniano em Teerã no sábado, depois que o governo reconheceu que derrubou acidentalmente o avião ucraniano que caiu no início desta semana, matando todas as 176 pessoas a bordo.

A admissão ocorreu depois que autoridades iranianas negaram repetidamente as acusações ocidentais e aumentaram as evidências de que ela era responsável.

Vídeos postados nas mídias sociais mostraram manifestantes do lado de fora da Universidade Amirkabir, em Teerã, cantando contra o regime e instando o líder supremo aiatolá Khamenei a renunciar. As chamadas incluíam “Morte ao ditador”, “Vergonha para você, Khamenei, deixe o país”, “Morte para os mentirosos” e “Vergonha para os guardas revolucionários, deixe o país ir”.

O número de manifestantes não ficou claro de imediato, mas as imagens pareciam mostrá-los no valor de várias centenas.

O avião foi abatido no início da quarta-feira, horas depois que o Irã lançou um ataque de míssil balístico contra duas bases militares que abrigavam tropas dos EUA no Iraque em retaliação pela morte do general iraniano Qassem Soleimani em um ataque aéreo americano em Bagdá. Ninguém foi ferido no ataque às bases americanas.

Dezenas de pessoas que morreram eram jovens estudantes iranianos que viajavam para seus estudos no Canadá.

Alguns relatórios indicaram que os protestos também se espalharam além de Teerã e que alguns manifestantes estavam rasgando fotos de Soleimani.

A admissão tardia de responsabilidade levantou uma série de novas perguntas, como quem autorizou a greve no avião e por que o Irã não fechou seu aeroporto internacional ou espaço aéreo quando estava se preparando para uma represália americana.

Um trator visto trabalhando como equipes de resgate vasculha a cena em que um avião ucraniano caiu em Shahedshahr, sudoeste da capital Teerã, Irã, quarta-feira, 8 de janeiro de 2020. (Foto AP / Ebrahim Noroozi)

Isso também prejudicou a credibilidade das informações fornecidas pelas autoridades de alto escalão, que por três dias rejeitaram veementemente as alegações de um ataque com mísseis como propaganda ocidental. As escavadeiras retiraram detritos do local após o acidente, em um aparente esforço para encobrir o que havia acontecido.

O reconhecimento do Irã também alterou a narrativa em torno de seu confronto com os EUA de uma maneira que poderia irritar o público iraniano. O Irã prometeu vingança severa após a morte de Soleimani, mas, em vez de matar soldados americanos, suas forças derrubaram um avião civil no qual a maioria dos passageiros era iraniana e nenhum sobreviveu.

Os iranianos expressaram raiva online, informou a Reuters.

“Eles esconderam essa enorme notícia trágica por dias apenas para lamentar por Soleimani. Que vergonha – disse Reza Ghadyani.

“Você se vingou dos iranianos”, twittou Ahmad Batebi. “Apenas renúncia”, escreveu um Sadeq.

“É uma tragédia nacional. O modo como foi tratado e anunciado pelas autoridades foi ainda mais trágico ”, disse Ali Ansari, um clérigo moderado.

“Eles tiveram o cuidado de não matar nenhum americano em sua vingança por Soleimani. Mas eles não fecharam o aeroporto? Isso mostra o quanto esse regime se importa com os iranianos ”, disse uma mulher, Mira Sedaghati, à agência.

O general Amir Ali Hajizadeh, chefe da divisão aeroespacial da Guarda, disse que sua unidade aceita “total responsabilidade” pela derrubada. Em um discurso transmitido pela TV estatal, ele disse que, quando soube da queda do avião, “desejei estar morto”.

Fonte: Reuters

http://maduah.com/centenas-de-protestos-contra-o-regime-em-teera-depois-que-o-ira-admite-que-abateu-aviao/?fbclid=IwAR1c-G2xuaEs-_1R_cKm-wmAzsVGkeMCNpYMfXxAN3SCMp7vSV9QjCewQok

By SANTANA

Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário

Verified by MonsterInsights